Foi em 2017 que chegaram as EVH Striped Series. Recordamos esses maquinões de shred e juntamos um vídeo de Joe Bonamassa, no soundcheck de um concerto, a partir tudo com uma dessas guitarras da marca de Eddie Van Halen.
Não há mudanças profundas na linha de produtos da empresa fundada por Eddie Van Halen para o novo ano. Isto, ao mesmo tempo diz-nos duas coisas, uma especulativa e outra concreta. Pode especular-se que, sem a liderança do saudoso músico e génio, a marca estará a hesitar nos passos a seguir, depois do alinhamento de 2021, que teria ainda muito input de Eddie. Concretamente, há que reconhecer que a EVH, sob essa excelsa liderança não costuma lançar novidades em catadupa, apenas para alimentar a febre de consumo, e nunca nos habituou a dar pontos sem só. Nesse sentido, para 2022, muitos dos seus modelos – incluindo alguns nas gamas 5150, Wolfgang Special e Wolfgang WG Standard – foram tratados com algumas actualizações cosméticas. Entre estes estão um acabamento Gold Sparkle na Wolfgang WG Standard, a opção por um tampo quilted maple na 5150 Deluxe e um radiante acabamento Solar na Wolfgang Special QM. Podem ver tudo isto aqui.

Também na NAMM, mas na de 2017, a EVH estreou uma série de novidades. Entre esses produtos contavam-se a, na altura, mais recente topo de gama USA Wolfgang, a Striped Series 5150, um outro modelo “listado” EVH Wolfgang Special e uma nova versão de 15 watts do compacto 5150. A Wolfgang USA Edward Van Halen Signature está carregada com os mais recentes specs que o guitarrista usava no seu próprio modelo. Corpo basswood com tampo em maple e binding de cinco folhas, o braço (peça quartersawn maple) possui o exacto perfil do braço usado por Eddie e está reforçado com grafite. A escala em ébano possui raio composto (12”-16”) e 22 trastes vintage em aço inoxidável.
Um humbucker EVH Wolfgang em alnico de tipo 2 (ponte) e um novo modelo em alnico de tipo 3 dão voz à guitarra, sendo ambos controlados por um alternador invertido de três posições. Killswitch, e potenciómetros EVH High Friction (Tone) e EVH “HPU” Low Friction (Volume) controlam o som dos PUs. Outras características são os Floyd Rose EVH e o sistema EVH D-Tuna.

A Striped Series 5150 é baseada na famosa guitarra de 1984. Corpo em basswood, com braço bolt-on em quartersawn maple e um perfil “C” modificado, a terminar na cabeça de design “hockey stick”. A escala em maple possui raio composto (12”-16”) e 22 trastes jumbo. O único pickup é um humbucker EVH Wolfgang em alnico de tipo 2. O potenciómetro é um design específico de baixa fricção. Outras características são os Floyd Rose EVH e o sistema EVH D-Tuna, além do holograma com os números 5150 e decalque da estrela no headstock. É precisamente um desses modelos que aqui nos traz.
Em 2019, Mickey Hickey comprou um modelo “Frankenstrat” da colecção EVH Striped Series. Mesmo que se trate do guitar tech de Joe Bonamassa, dificilmente seria notícia relevante o facto de um indivíduo comprar uma guitarra. Mas se Joe Bonamassa pegar nela para a rebentar toda com uns licks carregados de velocidade, talvez já valha a pena mencionar o assunto…