Keith Richards, Under The Influence

Um documentário em que acompanhamos Keith Richards a ouvir oldies, entre cigarradas e bourbon. Um resumo, quase, do seu livro autobiográfico.

O realizador Morgan Neville terá pensado que, apesar de ser um sucesso de vendas, muita gente ainda não leu a riquíssima biografia de Keith Richards. Num documentário exclusivo Netflix, Neville decidiu criar um atalho a essas pessoas e criou um retrato cinematográfico do velho pirata. Talvez por ser, precisamente, cinematográfico, o foco não estará tanto no Keith Richards ser humano e concentra-se liricamente no Keith Richards rockstar.

Ainda assim, “Under The Influence” tem momentos de enorme honestidade documental. Como quando Richards reflecte sobre a sua reputação como o maior patife do rock ‘n’ roll, sobre o mito que ele próprio criou e o tornou o Rolling Stone favorito de toda a gente. «Para 99.9% das pessoas, o Keith Richards fuma um charro, com uma garrafa de Jack Daniels na outra mão, enquanto percorre a estrada almadiçoando o facto da loja de bebida estar fechada. A imagem é como um peso e a sua corrente… Quando o sol se põe não desaparece».

A triste constatação dessa húbris dá uma dimensão blues a um documentário em que, mais uma vez, Richards aborda o conflito crescente que se tornou a sua relação, ainda que sempre fraterna, com Mick Jagger. Também a sua distância emocional para com o seu pai está aqui presente. “Under The Influence” mostra com uma cadência lenta a poesia quotidiana de Richards em torno da guitarra, da sua colecção de discos e a trabalhar em estúdio.

Se leram “Life” não vão ter grandes revelações, mas ver este filme pode servir como uma sinopse. Se nunca leram a pitoresca e completa biografia de Keith Richards, Morgan Neville pensou em vós.

Ninguém quer envelhecer, mas também ninguém quer morrer novo

Keith Richards

Leave a Reply