John Cruz

John Cruz Extingue a Sua Marca de Guitarras

John Cruz, aclamadíssimo ex-Master Builder na Fender Custom Shop, caído em desgraçada na marca californiana após controvérsia nas redes sociais, criou a sua própria marca de instrumentos em 2020. Apenas três anos depois, a John Cruz Custom Guitars fecha as suas portas debaixo de fogo.

No início de Outubro, surgiu um relato de que o retalhista alemão ProGuitar denunciava a marca John Cruz Custom Guitars por falhar em entregar as suas guitarras, acrescentando que a larga maioria dos «telefonemas e emails ficavam sem resposta. O retalhista revelou ainda que os representantes legais de John Cruz eventualmente informaram que a John Cruz Custom Shop LLC irá encerrar a sua actividade.

Na sequência desses eventos, o Guitar.com reportou que contactou John Cruz e obteve uma resposta semelhante do luthier, que confirmou estar a encerrar a sua boutique. Num comunicado oficial, John Cruz, que anteriormente era um dos Master Builders na Fender Custom Shop (até ser despedido em 2020), desculpou-se aos «clientes, distribuidores e fãs» por «estar incontactável há já algum tempo». O artesão acrescentou que tem estado a «enfrentar tempos muito duros» na sequência de «uma árdua batalha económica ao tentar manter viável um novo negócio».

«O timing para uma nova empreitada não foi o melhor», diz John Cruz. Ainda que «as perspectivas iniciais do negócio fossem bastante promissoras», John Cruz refere que este foi «severamente impactado pela crise COVID» e que os seus esforços para cativar investimento adicional «foram em vão». Admitindo que aprendeu a dura lição de «quão incrivelmente difícil é operar um negócio de sucesso», John Cruz acrescenta: «(…) As minhas intenções foram SEMPRE as melhores, no meu intento de fazer aquilo que amo e tentar trazer alguma alegria a pessoas de todo o mundo. Espero honestamente tornar a construir as melhores guitarras que consigo tão brevemente quanto possível».

O retalhista germânico que originou esta sequência de eventos também se queixava sobre problemas de controlo de qualidade nas guitarras que foram entregues. Todavia, na peça do Guitar.com, John Cruz não abordou essa questão, senão na alusão do último parágrafo da sua declaração.

A Queda na Fender

Foi em Junho de 2020 que se soube que a Fender tinha despedido um dos seus mais famosos construtores da Custom Shop. Publicações controversas nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, terão feito rolar a cabeça de John Cruz, Master Builder da FCS há muitos anos. O nome do luthier foi removido, nessa altura, da secção Meet The Builders no website Fender Custom Shop.

A causa do despedimento terá tido que ver com publicações em relação ao actual cenário social nos Estados Unidos, devido à morte de George Floyd. A Fender confirmava que Cruz já não era seu funcionário, mas declinava comentar sobre os motivos. A especulação sobre as causas para o despedimento surgiu no dia 8 de Junho de 2020, através de várias alegações que traçam os acontecimentos até ao anterior dia 2 de Junho em que o baixista Gregor Fris publicou na sua própria conta: «Hei Fender Custom Shop Master Builder John Cruz. Ponderas em breve parar de gozar com a violência e até morte de protestantes negros?»

Aparentemente, Fris fazia referência a um meme, entretanto apagado, partilhado por Cruz no seu facebook. O meme foi alvo de screenshot por um utilizador das redes sociais (uma vez na internet…) e publicado no fórum thefretboard.co.uk.

Ficou por apurar se Cruz fez de facto essa publicação (entretanto removida das redes). Infelizmente, tudo indica que sim. O que é certo é que Fris actualizou a sua publicação, mais tarde, afirmando: «A Fender entrou em contacto comigo e mantivemos um diálogo amigável e constructivo sobre este incidente.  Neste momento, o John já não é empregado da Fender. A direcção reuniu-se para discutir uma forma de tratar disto com a sua própria equipa e com as suas fileiras… Esta nunca foi a minha intenção, mas saúdo a Fender por assumir uma posição. Talvez seja o momento de tomar algumas decisões duras».

Em Novembro de 2020, John Cruz decidiu deixar o passado para trás e meter mãos à obra, lançando a sua marca de guitarras, a John Cruz Custom Guitars. A notícia chegou através de um vídeo publicado no YouTube, acompanhado de curta declaração: «John Cruz tem construido as melhores guitarras do mundo, para os melhores guitarristas do mundo. Agora, criou a John Cruz Custom Guitars». Depois, o vídeo destacava a enorme experiência do luthier e deixava a promessa de que a marca seria de elite. Infelizmente, essa promessa não se cumpriu.

Leave a Reply