Um dos mais vigorosos baluartes do hard rock da última década, os Kvelertak anunciaram a edição do seu 5º LP. “Endling” chega em Setembro de 2023, via Petroleum Records/Rise Records, e depois do abrasivo single “Krøterveg Te Helvete”, estrearam “Skoggangr”.
Como já dissemos em ocasiões anteriores, Kvelertak (Kuh-vell-er-tack) é uma banda da Noruega que toca música rock. É desta forma simples que a banda se apresenta no seu website oficial. E o rock dos noruegueses é também simples, como é epítome do bom rock. Esta é uma forma de o dizer. Outra forma é: se curtes AC/DC, DAD, Norwegian Black Metal, Celtic Frost, Thin Lizzy, The Who, sleazy rock e, lá no fundo, és membro do KISS Army, és dos Kvelertak e és a Best Band in Town!
Em 2020, no dia 14 de Fevereiro, os explosivos Kvelertak editaram o seu quarto álbum de originais, “Splid”. O disco sucedeu a “Nattesferd”, de 2016, tem o selo da Rise Records, e é o primeiro na nova editora e a contar com o vocalista Ivar Nikolaisen, que se juntou à banda em 2018. Aliás, desde 2016, os noruegueses passaram duas vezes no nosso país e trouxeram dois vocalistas diferentes.
Objectivamente, diz-nos a LOUD!, desde 2007 que os noruegueses andam por aí a combinar a ferocidade do metal underground com ganchos clássicos do rock e, como é natural. não só gozam de grande popularidade no seu país natal como têm uma excelente reputação entre os apreciadores de riffs viciosos um pouco por todo o mundo. Agora, o colectivo está de volta à acção com um novo single e o anúncio de um novo registo de longa-duração. Intitulado “Endling”, o segundo LP dos Kvelertak com Nikolaisen como vocalista, vai ser editado em Setembro via Petroleum Records / Rise Records e, desta vez, mostra a banda a experimentar algumas texturas novas, como o uso de sintetizadores e piano.

«No ‘Endling’, contamos as histórias dos homens e mulheres extintos e moribundos da Noruega. Velhos e novos mitos, cultura e rituais, tudo ganha vida — este é o folclore que não encaixa no conceito de uma série de TV. Vikings e trolls são para a televisão. Isto é a vida a sério», diz o guitarrista Vidar Landa sobre o disco. Para assinalar o anúncio do álbum, a banda partilhou também o primeiro single de avanço, com o título “Krøterveg Te Helvete”. Desta feita, estreou outra bujarda.
Intitulado “Skoggangr”, o mais recente single, foi a primeira malha a ser escrita para o novo disco, refere o press da banda: «’Skoggangr’ foi a primeira canção que escrevemos para ‘Endling’. É uma canção sobre Helmut Von Botnlaus, cuja história de vida e registos escritos inspiraram muitas das letras do álbum. Tudo se passa nas charnecas e na zona montanhosa da costa sudoeste da Noruega, onde Helmut nasceu. Foi aqui que ele passou a maior parte da sua vida isolada, vivendo do que a terra lhe pode dar e lutando contra todos os que tentam destruir a natureza circundante. Turbinas eólicas e promotores imobiliários, cuidado!»