Kvelertak, Fora-da-Lei

Um dos mais vigorosos baluartes do hard rock da última década, os Kvelertak anunciaram a edição do seu 5º LP. “Endling” chega em Setembro de 2023, via Petroleum Records/Rise Records, e depois do abrasivo single “Krøterveg Te Helvete”, estrearam “Skoggangr”.

Como já dissemos em ocasiões anteriores, Kvelertak (Kuh-vell-er-tack) é uma banda da Noruega que toca música rock. É desta forma simples que a banda se apresenta no seu website oficial. E o rock dos noruegueses é também simples, como é epítome do bom rock. Esta é uma forma de o dizer. Outra forma é: se curtes AC/DC, DAD, Norwegian Black Metal, Celtic Frost, Thin Lizzy, The Who, sleazy rock e, lá no fundo, és membro do KISS Army, és dos Kvelertak e és a Best Band in Town!

Em 2020, no dia 14 de Fevereiro, os explosivos Kvelertak editaram o seu quarto álbum de originais, “Splid”. O disco sucedeu a “Nattesferd”, de 2016, tem o selo da Rise Records, e é o primeiro na nova editora e a contar com o vocalista Ivar Nikolaisen, que se juntou à banda em 2018. Aliás, desde 2016, os noruegueses passaram duas vezes no nosso país e trouxeram dois vocalistas diferentes.

Objectivamente, diz-nos a LOUD!, desde 2007 que os noruegueses andam por aí a combinar a ferocidade do metal underground com ganchos clássicos do rock e, como é natural. não só gozam de grande popularidade no seu país natal como têm uma excelente reputação entre os apreciadores de riffs viciosos um pouco por todo o mundo. Agora, o colectivo está de volta à acção com um novo single e o anúncio de um novo registo de longa-duração. Intitulado “Endling”, o segundo LP dos Kvelertak com Nikolaisen como vocalista, vai ser editado em Setembro via Petroleum Records / Rise Records e, desta vez, mostra a banda a experimentar algumas texturas novas, como o uso de sintetizadores e piano.

01. Krøterveg Te Helvete 02. Fedrekult 03. Likvoke 04. Motsols 05. Døgeniktens Kvad 06. Endling 07. Skoggangr 08. Paranoia 297 09. Svart September 10. Morild

«No ‘Endling’, contamos as histórias dos homens e mulheres extintos e moribundos da Noruega. Velhos e novos mitos, cultura e rituais, tudo ganha vida — este é o folclore que não encaixa no conceito de uma série de TV. Vikings e trolls são para a televisão. Isto é a vida a sério», diz o guitarrista Vidar Landa sobre o disco. Para assinalar o anúncio do álbum, a banda partilhou também o primeiro single de avanço, com o título “Krøterveg Te Helvete”. Desta feita, estreou outra bujarda.

Intitulado “Skoggangr”, o mais recente single, foi a primeira malha a ser escrita para o novo disco, refere o press da banda: «’Skoggangr’ foi a primeira canção que escrevemos para ‘Endling’. É uma canção sobre Helmut Von Botnlaus, cuja história de vida e registos escritos inspiraram muitas das letras do álbum. Tudo se passa nas charnecas e na zona montanhosa da costa sudoeste da Noruega, onde Helmut nasceu. Foi aqui que ele passou a maior parte da sua vida isolada, vivendo do que a terra lhe pode dar e lutando contra todos os que tentam destruir a natureza circundante. Turbinas eólicas e promotores imobiliários, cuidado!»

Leave a Reply