“Immigrant Song”, Segundo Trent Reznor & Karen O

A explosiva “Immigrant Song”, malha original dos Led Zeppelin, reinterpretada por Trent Reznor e Karen O (Yeah Yeah Yeahs) para o filme “The Girl With the Dragon Tattoo”.

Sobre o álbum e sobre este tema em particular, lê-se na nossa apreciação que “III” «expandiu a sonoridade e a estética da banda, fazendo aí convergirem todos os pressupostos que foram cristalizados posteriormente. Tolkien já estava presente nas fontes de inspiração desde “Ramble On”, agora o quarteto juntava-lhe o folclore da Velha Albion, raízes celtas e indo-europeias e mitologia nórdica. (…) E se algum néscio, apoiando-se em chavões opinativos, vos disser que este é o menos marcante dos trabalhos oriundos de Headley Grange, usem “Immigrant Song” como Mjölnir para lhe arrear uma sova de riffs. Se algum hipster vos falar na sofisticação e originalidade dos Portishead, enfiem-lhe “Since I’ve Been Loving You” garganta abaixo».

A banda sonora composta por Trent Reznor e Atticus Ross para o filme de David Fincher, “The Girl With the Dragon Tattoo”, foi editada originalmente em 2011, ano de estreia da película. Já em formato digital surgiu apenas em 2014. Em destaque surge a cover, numa estética que cruza electrónica e um post punk industrial, que foi feita ao clássico malhão “Immigrant Song”, dos Led Zeppelin, com as vozes assumidas por Karen O, dos Yeah Yeah Yeahs.

O tema vem acompanhado de um vídeo com imagens da colagem da sequência de introdução ao filme de Fincher, a versão blockbuster do thriller neo-noir que, ao contrário das adaptações cinematográficas escandinavas da série de romances de Stieg Larsson, ainda não viu surgir nenhuma das sequelas.

Leave a Reply