Têm surgido cada vez mais bootlegs do período mais áureo dos Led Zeppelin. A nova gravação (a partir da plateia) do concerto de 10 de Outubro de 1972, no Japão, é uma das mais impressionantes pela sua considerável qualidade áudio e por uma setlist bombástica.
É algo que se tem repetido nos últimos meses, o surgimento de arquivos de gravações ao vivo dos Led Zeppelin. Há cerca de dois meses atrás surgiu online um raríssimo bootleg de cerca de 23 minutos do concerto dos Led Zeppelin de 1975 em Maryland. É a primeira vez que se pode ver algo dessa noite além de “Heartbreaker”. Mais recentemente viu a luz do dia um bootleg áudio de elevada qualidade de um concerto de 1971, em Vancouver, que inclui malhas como “Gallows Pole”, “Stairway To Heaven”, “Rock And Roll” e uma jam sobre “Whole Lotta Love”. Também em Junho passado foram reveladas novas filmagens do último concerto dos mitos britânicos com o seu titânico baterista, John Bonham. No dia 07 de Julho de 1980, numa Berlim ainda dividida pelo Muro, os Led Zeppelin encerraram uma digressão europeia e o concerto tornou-se o último que a banda tocou com Bonham.
Antes disso, em 1972, os Led Zeppelin andaram em tour na Oceania e no Oriente Asiático, incluindo uma passagem marcante pela Nova Zelândia, cujo testemunho videográfico [raríssimo] ressurgiu por estes dias. Por fim, surgiu agora uma nova gravação, realizada no meio da plateia, do espectáculo da banda no dia de 10 de Outubro de 1972, em Quioto, Japão. Foi no passado dia 07 que o Led Zeppelin News publicou a imagem de um folheto promovendo a gravação desse concerto que, de resto, está alegadamente destinada a ser lançada como bootleg física. O folheto refere que uma nova gravação do espectáculo será lançada «em breve» através da label japonesa Empress Valley. Seguir-se-á a outras três gravações anteriores do concerto: uma caixa de duas partes, lançada pela Empress Valley e intitulada “The Overture” e “The Campaign”, que chegou em 2018, e outra gravação, “Evil Spirits in Kyoto”, lançada por outra label de bootlegs, a Tarantura/T2K, em 2016.
O espectáculo de 1972 dos Led Zeppelin em Quioto incluiu 10 malhas, incluindo um medley em torno da icónica “Whole Lotta Love”. De acordo com o website oficial dos Led Zeppelin. A setlist foi a seguinte: Rock and Roll; Black Dog; Misty Mountain Hop; Since I’ve Been Loving You; The Song Remains the Same; Rain Song; Dazed and Confused; Stairway to Heaven; Over the Hills and Far Away; Whole Lotta Love (medley com Everybody Needs Someone To Love, Let That Boy Boogie, That’s Alright Mama, Jump the Broomstick, Going Down Slow) e Immigrant Song.
Dispara o player para ouvir os Led Zeppelin no auge dos seus poderes.