A Line 6 estreou a sua nova gama de combos de modelação digital: os Catalyst. Os amplificadores baseiam-se na reverenciada tecnologia de modelação digital HX da marca.
Estes combos oferecem um conjunto de controlos para gerir uma colecção de modelos de amplificadores, seleccionados com um switch rotativo no painel frontal. Há função de dois ‘canais’ nas predefinições que se podem alternar através de um botão no painel de controlo ou com um footswitch. Há um modo manual para uma operação “despida” mais consistente.
Os amplificadores modelados estão ordenados numa lógica de gain, com Clean, Boutique, Chime, Crunch, Dynamic e Hi Gain (sem o modo Insane, diga-se). Outros controlos na face frontal destes amps permitem definir o boost do sinal antes do circuito, o gain do pré-amplificador e um EQ de três bandas. Também um controlo de presence, de volume de canal, e uma série de botões para os efeitos, além do reverb e master volume. Juntamente com os botões de selecção de canal, existem também botões para engatar o impulso, seleccionar o estilo de efeito e engatar o reverb, bem como o tempo de toque para modulação e atraso. Além dos switches para os canais, também temos botões para activar o boost, o reverb, para escolher o tipo de efeito ou para marcar o tempo das modulações ou delays.
O Catalyst está disponível em três “tamanhos”: 60W, 100W ou 200W. Em todos os modelos, o painel traseiro tem um controlo de atenuação de potência, permitindo definir a potência de saída em pleno, metade ou em apenas meio watt para se tocar em modo ultra-silencioso (sim, há quem não curta auscultadores). O painel traseiro tem também o jack para o footswitch, ligação USB para utilização como interface e para ajustes de firmware, uma entrada auxiliar, uma para auscultadores, uma saída directa (1/4” e XLR, respectivamente) e um loop de efeitos de dois modos. O modo secundário permite a utilização do jack de retorno como entrada para um power-amp.
Dissecando o seu interior, os amplificadores utilizam as mesmas técnicas de design de som que a gama HX. Os modelos de 100 e 200 watts possuem um port MIDI para receber mensagens de alteração de programa no ajuste de parâmetros. Os modelos de 60 e 100 watts são combos 1×12, enquanto o modelo de 200 watts é um 2×12. Os amps são razoavelmente económicos. Demo oficial no player em baixo. Mais info em line6.com.