Magnatone Slash SL-100

Magnatone Slash SL-100

O Magnatone Slash Sl-100, cabeço com a assinatura do icónico guitarrista dos Guns N’ Roses foi anunciado no final de 2023. Na antecâmara da NAMM 2024, já é possível perceber muitas das especificações deste amplificador luxuoso (ainda que por um quarto do preço, um JMP dê bem para o gasto).

A rondar os cinco mil dólares, o Magnatone Slash SL-100 não é um cabeço barato (aliás, está muito longe disso), mas há muito amplificador aqui para justificar o ruído surgido em torno deste lançamento. A notícia de que Slash se juntara à Magnatone e aumentaria o seu backline com um cabeço e uma coluna de assinatura recém-projectados foi, sem dúvida, uma das histórias de equipamentos do ano, embora menos sensacionalista do que se pensou incialmente, com Slash a emitir uma declaração para esclarecer que a colaboração não significaria o fim da sua relação de longa data com os amplificadores Marshall.

De resto, o Magnatone Slash SL-100 parece inspirar-se mais do que menos nos designs clássicos da Marshall. A primeira coisa em que se pode reparar é na cobertura Tolex esverdeado a imitar pele de cobra, que é um toque tão caracteristicamente Slash que não é preciso ver a ilustração Skully no painel de controlo para saber de quem é este amplificador. A segunda coisa é o painel de controlo em metal dourado e a lâmpada de alimentação, a tradicional “jóia” vermelha.

Quanto às especificações técnicas. Bem, o Magnatone Slash SL-100 é um amplificador valvulado de 100 watts, baseado num Super Fifty-Nine M-80, o que significa que tem uma voz com carácter britânico. No seu interior, guarda um quarteto de válvulas de potência EL34 e outras quatro 12AX7s no pré-amplificador. Tudo isto é apresentado num único canal, mas com duas configurações de gain: a Hi, para dar aquele som cheio de “sumo” de meados dos anos 80, tipo Jubilee da Marshall; e a Lo, para obter a personalidade vintage dos Super Lead dos anos 60.

O modo de gain é seleccionado através de um interruptor deslizante ou, em alternativa, através de um pedal, sendo cada modo controlado pelo seu próprio botão de gain específico. Noutra parte do painel de controlo do Magnatone Slash SL-100 estão os botões de Presence, Bass, Middle e Treble, além do importantíssimo volume principal.

Existem duas entradas de 1/4″, uma Hi e outra Lo, e na parte de trás do amplificador encontra-se um loop de efeitos com válvula, um par de saídas de coluna de 1/4″ e um interruptor para combinar o SL-100 com colunas de 4, 8 e 16 ohms. Existe também uma saída de linha compensada de 1/4″ para enviar um sinal directo – embora esta deva ser usada com a coluna ligada. E, por falar nisso, o amp veio acompanhado da coluna 4×12 condizente, de costas direitas, carregada com unidades Celestion Vintage 30 e construída com a mesma bétula Báltica usada para o cabeço. A SL-412 vale uns 3400 dólares.

Slash começou a usar os M-80 durante a digressão mundial dos Guns N’ Roses em 2023. Foi assim que se apaixonou pelo som desta marca de amplificadores boutique. «Tornei-me um grande fã do som Magnatone e foi uma honra ajudar a conceber um amplificador de 100 watts com eles. Acho que juntámos o som e a clareza do Magnatone com alguma potência e trituração. A combinação é agressiva e doce ao mesmo tempo, é bastante espetacular», refere o guitarrista numa das comunicações promocionais.

Mais detalhes sobre o Magnatone Slash SL-100 no site oficial da marca.

Leave a Reply