Os Melvins estrearam vídeo oficial para a sua versão de “Spoonman”, clássico dos Soundgarden e um dos temas do EP “Lord Of The Flies”, novo trabalho da banda de Buzz Osborne e Dale Crover, ao qual Matt cameron se junta num paredão de baterias.
Em Janeiro de 2019, o Fórum de Inglewood, Califórnia, foi palco de uma homenagem a Chris Cornell (1964-2017), organizado pela sua viúva Vicky. Uma experiência agridoce, de acordo com guitarrista dos Soundgarden, Kim Thayil: «A melhor coisa foi voltar a tocar aquelas canções com Matt [Cameron] e Ben [Shepherd], e a melhor coisa seguinte foi ter os nossos amigos e convidados a juntarem-se a nós. O resto foi um pouco desconfortável. Foi uma espécie de aglomeração. Estava a curar uma ferida aberta, emocionalmente, e ninguém estava assim tão entusiasmado para o fazer», disse, na altura, em entrevista à Kerrang!.
O músico admitia que todos os companheiros envolvidos «estavam felizes por estarem novamente juntos em palco“, afinal, “era a família Soundgarden junta, fazendo o que os Soundgarden faziam e honrando e sentindo saudades do nosso amado, membro falecido. Isso foi importante». O resto, segundo Thayil, não foi assim tão poético. «O resto – a natureza de celebridade, promoção e concentração… Foi uma treta. E nós sabíamos que era uma treta ao entrarmos nela. Fizemo-lo para apoiar o legado de Chris. Havia qualquer coisa de estranho e pouco íntimo nisso. É difícil para mim envolver-me nisso, mas estou feliz por o termos feito pelos nossos amigos e família», concluiu.
Nesse concerto, de quatro horas e 42 canções, os Soundgarden tocaram um número selectivo de canções, acompanhados por convidados como Audioslave e Temple of the Dog (dos quais Cornell fez parte), Metallica, Foo Fighters, Melvins, Maroon 5, Brandi Carlile, Chris Stapleton ou Miley Cyrus. Os Melvins tocaram uma cover de “Spoonman” (por sinal, a nossa malha favorita da banda de Seattle). E se, até aqui, esse era um momento ao qual poucos tiveram acesso, Buzz Osborne e Dale Crover decidiram convidar Matt Cameron, o baterista dos Soundgarden e dos Pearl Jam, para gravar uma versão de estúdio da malha. Esta faz parte do alinhamento do EP dos Melvins, o recém-lançado “Lord Of The Flies” e foi agora estreada sob a forma de vídeo oficial. Disparem no player em baixo e vão com calma no volume, para esse coração aguentar o solo das baterias perto do final.
A 01 de Janeiro de 2022, os Melvins divulgaram “Never Say You’re Sorry”, outra das quatro malhas do mesmo EP, que teve edição no dia 10 de Janeiro, via Amphetamine Reptile. “Misty Mountain Urge” e “The Receiver & the Empire State” são os outros dois títulos desde trabalho de som paquidérmico.
Um pensamento sobre “Melvins & Matt Cameron Rebentam Spoonman dos Soundgarden”