Morreu o Engenheiro dos Lendários Amps Portugueses Furacão

Altino Mendes, o engenheiro dos lendários amplificadores nacionais Furacão, morreu no dia 23 de Setembro de 2022.

Algures entre a imponência sónica dos circuitos Sunn e o calor dos Peavey nos anos 80, bestas de enorme headroom, em Portugal surgiram os Furacão. Ainda no final da década de 70 o engenheiro Altino Mendes, natural de Miranda do Corvo, instalou-se em Coimbra, onde começou a desenvolver os seus próprios amps. Os Furacão (Som Total) podem ser relativamente obscuros, mas a sua reputação é sólida como pedra. Já nos anos 80, Altino Mendes passou a trabalhar para o empresário José Pires, dono de discoteca em Viseu e da mais mediática Broadway em Coimbra. O empresário fundou a Ampliluz, tornou-se sócio de Mendes e redimensionou comercialmente a marca Furacão, com o engenheiro a dedicar-se a criar uma panóplia de soluções.

Sistemas PA e colunas alastraram na zona centro do país, aliás quase todas vertentes do áudio foram a certa altura produzidos pela marca. A meio dos anos 80, Altino criou mesmo uma mesa de DJ. Os amplificadores de rack ST-200 e Multi ST-200 conquistaram enorme respeito, devido à sua força (2×500 watts) e à sua simplicidade, característica em modelos com saídas de dois canais (left/right) ou sinais monaurais para todos os altifalantes. Ainda que alguns altifalantes, dependendo das suas características, não possam reproduzir o sinal.

A lenda maior está reservada aos imponentes Conimbriga, mais próximos esquematicamente dos circuitos britânicos H|H, mais especificamente as unidades MA-100. Por ser baseado em transístores, teoricamente e ao contrário dos amps solid state modernos, cada componente é facilmente substituível, mesmo actualmente. Estes amplificadores são bem adequados ao uso de guitarra quando conduzidos por processadores modernos (ainda mais nesta era de pedaleiras de modelação) e ainda são muito úteis e fiáveis quando utilizados como um PA para micros/voz.

A excelente qualidade de som, construção e material, aliás, tornou a Furacão uma marca procurada na França, Alemanha e Itália, nos seus tempos áureos. Altino Mendes faleceu no passado dia 23 de Setembro de 2022 (ainda não nos foi possível apurar as causas de morte).

Leave a Reply