Naked City, O Primeiro Concerto em Lisboa

Os Naked City, o vanguardista grupo de fusão liderado por John Zorn, passaram em Lisboa no auge da sua actividade e capacidade musical. Eis um excelente bootleg dessa histórica noite de Março de 1990.

Os Naked City foram formados pelo saxofonista nova-iorquino John Zorn como veículo para explorar os limites da música composicional e improvisada sobre uma base rock tradicional. A Zorn juntaram-se Fred Frith (Henry Cow, Massacre), Bill Frisell, Wayne Horvitz, Joey Baron e, ocasionalmente, Yamatsuka Eye (Boredoms) e Mike Patton (Mr. Bungle), este último apenas contribuindo nas apresentações ao vivo durante as eras do álbum “Grand Guignol” (1992), e já depois na reunião em 2003.

O homónimo álbum de estreia chegou via Elektra Nonesuch Records em 1989. Apresentava uma fotografia de um gangster morto, extraída do livro “Naked City” do ilustre fotógrafo Weegee. Depois de se deparar com problemas com a Elektra, por causa das controversas imagens de bondage sado-masoquistas que Zorn pretendia usar como capa para o seu segundo álbum “Torture Garden” (1990), Zorn recorreu à Shimmy Disc e aos seus próprios selos Tzadik & Avant para editar Naked City. A banda foi prolífica até 1993, quando Zorn decidiu terminar o projecto e perseguir outras ideias musicais, para lá das delimitações musicais do colectivo. Depois disso foi lançada uma compilação, um álbum ao vivo e um boxset de coleccionador.

Antes do fim, no seu pináculo criativo, os Naked City actuaram pela primeira vez em Lisboa, no Fórum Picoas. Foi no dia 30 de Março de 1990. Para a posteridade, um bootleg com um som de qualidade considerável foi feito dessa noite. Dispara o player!

A foto que ilustra o artigo é de Timothy Greenfield Sanders.

Um pensamento sobre “Naked City, O Primeiro Concerto em Lisboa

Leave a Reply