“Surviving Pessimism” é o segundo single de ‘Death Beats’, o primeiro EP de NECRØ’ disponível em todas as plataformas de streaming desde 17 de Fevereiro.
NECRØ é o mais recente projeto de João Vairinhos, músico com obra editada em nome próprio, mas que também nos habituámos a associar a artistas como Hélio Morais (Linda Martini, PAUS) ou Ricardo Remédio e bandas como Wildnorthe ou LÖBO. Para colaborar este novo projecto, Vairinhos recrutou Sara Inglês, a idiossincrática voz e teclista com quem trabalha nos referidos Wildnorthe.
O universo sonoro de NECRØ poderia ser descrito como uma espécie de casamento entre uns Boy Harsher mais tétricos e um Perturbator mais exploratório, mas a verdade é que os atributos composicionais e vocais aqui apresentados têm, na sua génese, uma personalidade que dispensa qualquer exercício metafórico comparativo, por muito criativo que possa parecer. Sara Inglês tem um timbre gélido e, ainda assim, sensual, o que lhe confere uma singularidade assinalável e um atributo que só a ela lhe reconhecemos. Este aparente paradoxo, de uma voz espectral que simultaneamente nos ensombra e nos aconchega, assenta que nem uma luva nas sorumbáticas estruturas rítmicas e melódicas que imergem no sórdido território de sons urdidos por João Vairinhos.
O EP “Death Beats” foi lançado dia 17 de Fevereiro em formato digital, em CD e numa edição em cassete. O CD chegou numa co-edição Regulator Records e Zerowork Records (edição limitada de 100 cópias) e a edição em cassete está disponível pelas Regulator Records e Ring Leader (edição limitada de 50 cópias). Ambos os formatos encontram-se disponíveis para encomenda no Bandcamp de NECRØ.
Após ter sido revelado o single homónimo do disco, antes da edição deste, chega agora o single “Surviving Pessimism.A música foi escrita e gravada em isolamento através de uma colaboração remota entre João Vairinhos e Sara Inglês. A letra fala sobre a busca de positividade, além da desgraça e melancolia quotidianas. A procura do ‘ouro sobre azul’, roubado! Os visuais são um trabalho de Sara Inglês e Miguel Becó.
Um pensamento sobre “NECRØ, O Groove Pós-Apocalíptico & Gótico de “Surviving Pessimism””