Marc Canter, que cresceu como um dos melhores amigos de Slash e Axl Rose, estreou um podcast de vídeo que explora os primeiros anos da então banda mais perigosa do Mundo. Eis “The First 50 Gigs: Guns N’ Roses And The Making Of Appetite For Destruction”.
Enquanto não chega o filme, só há rumores disso, talvez isto seja a next best thing. «Abrangente e multifacetado», o novo podcast em vídeo fornece relatos em primeira mão da história da origem dos Guns N’ Roses, a sua ascensão na Sunset Strip e a composição de “Appetite For Destruction”. Marc Canter fotografou toda a jornada da banda na Sunset Strip, começando com as bandas de garagem de Slash em 1981 e terminando quando os GN’R lançam “Appetite” e partem depois na primeira digressão internacional com os The Cult, em 1987.
Jason Porath, que havia sido o braço direito na co-escrita do livro de Marc Canter “Reckless Road”, a única biografia autorizada da banda, será o anfitrião desta série e, juntamente com o fornecimento de uma perspectiva única sobre os seus primeiros 50 concertos, partilhará conteúdos apenas disponíveis no imenso arquivo de Marc, como é o caso do espólio pessoal que deu origem ao livro editado em 2008.
Quando o fotógrafo adolescente e amador Marc Canter partiu para documentar a ascensão do seu melhor amigo Saul Hudson como guitarrista de rock em 1981, nunca imaginou que estava a documentar a génese da próxima grande banda de rock ‘n’ roll. O seu amigo tornou-se o lendário guitarrista Slash e Canter testemunhou a criação de uma das maiores bandas de sempre. As fotografias contidas na biografia “Reckless Road: Guns N’ Roses And The Making Of Appetite For Destruction”, tiradas quando a banda fez uma digressão em 1985-1987 e fez o lendário álbum “Appetite For Destruction”, captam as suas actuações cruas, de suor e sangue, bem como os seus momentos íntimos.
Contendo recordações originais de concertos, incluindo posters de espectáculos, bilhetes, setlists, recortes de imprensa e letras manuscritas, bem como entrevistas em profundidade com membros da banda e as pessoas mais próximas deles, “Reckless Road” oferece uma perspectiva explícita, na primeira pessoa, que os leitores não encontrarão em mais lado algum. Originalmente publicado na América em 2008, “Reckless Road” contém entrevistas com Slash, Duff McKagan e Steven Adler, assim como com groupies, produtores e antigos gestores e companheiros de banda.
Em 2016, Marc Canter disse ao Daily Mail que a reunião dos Guns concretizou-se apenas graças à mediação de Duff McKagan para a obtenção de um acordo de paz entre Slash e Axl – mas só depois de Slash ter deixado a sua mulher Perla Ferrar, com quem esteve 13 anos. Canter explicou: «Duff estava novamente a trabalhar com Axl e foi um bom intermediário. Não houve mais ninguém que se tenha comunicado com Slash e Axl. Quando Axl estava a desabafar sobre Slash, Duff foi capaz de o ajudar a ver as coisas através dos olhos de Slash». McKagan foi ainda fundamental para conseguir que ambos os ex-companheiros, que não falavam desde 1996, assinassem uma série de acordos de licenciamento musical que exigiam ambas as assinatura. No entanto, Perla, que tinha gerido a carreira a solo de Slash e era um executivo nas suas várias empresas, impediu uma verdadeira reunião. Marc Canter alegou também que a banda se separou originalmente porque Slash e Duff escreveram uma dúzia de novas canções por volta de 1995 e Axl recusou-se a cantar em todas elas, excepto em três ou quatro, levando Slash a prosseguir uma carreira a solo.
«O arquivo único de Marc nos primeiros dias dos Guns N’ Roses e os primeiros 50 concertos não têm precedentes», diz Jason Porath, acrescentando: «Ao recontar esta história em forma de podcast, “The First 50 Gigs” pode levar os ouvintes a aprofundar histórias, personalidades e eventos e explorar todos os aspectos desta história. Qualquer pessoa em todo o mundo pode clicar num botão e transportar-se no tempo para a Sunset Strip dos anos 1980 e seguir a acção que levou a uma das maiores histórias de rock and roll da década».
O podcast “GN’R: The First 50 Gigs” será portanto uma oportunidade única para os fãs reviverem toda a história daquela que foi considerada, um dia, a ‘Banda Mais Perigosa do Mundo’. São 13 episódios, além de alguns extras para escalões específicos de subscritores. Entra aqui para mais informações sobre o podcast respectiva subscrição.
3 pensamentos sobre “O Explosivo Podcast das Origens dos Guns N’ Roses”