A celebrar os 70 anos da sua fundação, a Suzuki Musical Instruments Manufacturing vai tornar a produzir o lendário Omnichord em 2023.
Ainda sem grandes detalhes a respeito de especificações e potencial preço, a Suzuki prepara-se para reeditar o lendário Omnichord. «Há muito tempo que recebemos pedidos para ressuscitar o Omnichord. E este ano, 2023, para comemorar o 70º aniversário da fundação da Suzuki Musical Instruments Manufacturing, vamos reproduzir o Omnichord! O seu lançamento está previsto para o Outono de 2023», refere a marca nipónica sobre a reedição do peculiar instrumento electrónico.
Entre 1981 e 1999, houve várias versões do Omnichord, portanto, a Suzuki tem muito para onde se virar em busca de inspiração. Resta saber se a nova versão será uma emulação de um modelo específico, um pacote de “grandes êxitos” que inclui as melhores partes de vários modelos ou um design completamente novo. Talvez até uma nova versão conjugada com emulações.
O Omnichord voltou à ribalta no início de 2023, quando Damon Albarn, dos Gorillaz, revelou que a batida de “Clint Eastwood”, tema do primeiro álbum e um dos maiores êxitos da banda, é exacta e integralmente feita por uma das predefinições de ritmo automático da máquina – o preset Rock 1, para ser específico. Isto faz prova de como a intenção e a atitude são preponderantes na criação musical, afinal o Omnichord (que é tocado através de uma combinação de botões de acordes e de uma placa de dedilhado táctil, na qual se pode pressionar ou deslizar) foi originalmente concebido para principiantes na música e para pessoas que tinham dificuldades com os instrumentos tradicionais.
Dessa forma, tornou-se num objecto de culto e agora uma nova geração de utilizadores poderá experimentá-lo. A Suzuki garante que acrescentará, periodicamente, mais informações à sua página oficial do Omnichord.