Les Claypool

Primus, Novo EP & Tour de Homenagem aos Rush

Com três canções e intitulado “Conspiranoid”, o novo EP dos Primus chega no dia 22 de Abril de 2022, através da ATO Records. O trabalho inclui o épico tema “Conspiranoia”, que já pode ser ouvido, e antecede uma digressão onde a banda irá apresentar integralmente “A Farewell To Kings”, clássico álbum dos Rush.

Foi o frontman Les Claypool, em conversa com a Consequence of Sound, que abriu o jogo sobre a génese do novo single e dos B-sides que o acompanham: «Com o nosso novo estúdio em desenvolvimento e digressão iminente, decidimos que o mundo precisava de ser submetido a algum material novo dos Primus. Não querendo, nem sequer tendo tempo para gravar um álbum inteiro, a noção de um ‘single’ foi atirada ao ar. Estava ansioso por gravar um opus – basicamente uma canção longa, sinuosa e bastarda, reminiscente de algumas das composições com as quais rangi os meus dentes (ou ouvidos) na minha adolescência sedenta de música. Disse aos rapazes: ‘Vamos gravar uma canção de 20 minutos’. O resultado final foi um som progressivo de 11 minutos e meio, chamado ‘Conspiranoia’». O tema pode ser ouvido no player, no fundo do artigo.

«’Conspiranoia’ brotou de uma semente que tinha plantado nas minhas notas há cerca de um ano – algumas linhas comentando o estado mental do mundo contemporâneo», detalha Claypool. «Vi desconfiança e divisão entre amigos, colegas, familiares e a população em geral, crescer devido ao consumo e à digestão de desinformação, má informação, informação deformada e contos de fadas sem sentido serem perpetuados por qualquer pessoa com um ligeiro indício de aptidão para o web design. Fui obrigado a lançar luz sobre o ridículo de muitas destas perspectivas e a falta de pensamento racional que estava a ser aplicado na interpretação de muitas dessas entidades e teorias».

Sobre os aspectos editoriais refereiu ainda: «Porque a única ‘Conspiranoia’ é tão extensa, apercebi-me que para um lado B do vinil, precisaríamos de pelo menos duas canções para preencher o espaço de um disco de 12 polegadas. Tinha a canção ‘Follow The Fool’ armazenada e demos-lhe substância. O [guitarrista] Larry Lalonde tinha o riff para a canção que se tornou ‘Erin On The Side Of Caution’, para a qual forneci a letra ao rebuscar novamente o meu caderno de notas. Como as três canções foram criadas num tempo estranho de divisão, confusão, raiva, frustração e senilidade social, o título ‘Conspiranoid’ pareceu-me uma representação apropriado para o EP».

01. Conspiranoia 02. Follow The Fool 03. Erin On The Side Of Caution

Ainda este mês, os Primus vão embarcar numa longa digressão pelos Estados Unidos, expandindo o alcance da sua aclamada tour “A Tribute To Kings”, na qual prestam homenagem às lendas do prog rock Rush, interpretando o álbum “A Farewell To Kings”, clássico de 1977 do trio canadiano, na sua totalidade, seguindo-se com um alinhamento de originais da banda de Bay Area. Como Claypool disse à Rolling Stone, a digressão consiste em prestar homenagem a uma banda que lhe deu tanta inspiração ao longo dos anos. A respeito dos Rush, vale a pena recordar que a 15 de Abril, as labels UMe/Mercury e Anthem Records prosseguem a extensa série do 40º aniversário de álbuns do trio. Desta feita, é a vez das edições expandidas do aclamado disco da banda em 1981, “Moving Pictures”.

Um pensamento sobre “Primus, Novo EP & Tour de Homenagem aos Rush

Leave a Reply