Três modelos totalmente made in USA, o Horsemeat Overdrive, o Mary Cries Optical Compressor e o Wind Through The Trees Dual Flanger são os primeiros pedais de efeitos de sempre produzidos pela PRS Guitars.
A PRS Guitars entrou no mercado de pedais de efeitos de guitarra com um trio de stompers com nomes bem pitorescos: Horsemeat Overdrive, Mary Cries Optical Compressor e Wind Through The Trees Dual Flanger. Esta nova estratégia da marca, famosa pelas sua guitarras e também capaz de dar cartas no mundo dos amplificadores, aconteceu naturalmente, conforme explica o CEO Paul Reed Smith, numa declaração: «Todo este conceito começou no meu home studio. Ao gravar, os músicos procuravam sons e texturas que não conseguíamos obter directamente da guitarra. E quando não conseguíamos encontrar o que procurávamos, começámos a construir dispositivos com a ajuda de alguns amigos. Foi assim que nasceram os primeiros protótipos dos pedais».
Cada pedal da PRS Guitars é totalmente concebido e fabricado nos EUA, com sistemas de switching true-bypass e soldadura por orifícios. No momento em que escrevemos o artigo, apenas uns poucos distribuidores já permitem fazer pré-encomenda, mas até ao final do ano (até com o aproximar da Winter NAMM 2023) os pedais deverão estar amplamente disponíveis no mercado.
Para já, em dólares, Horsemeat vale $249, o Mary Cries chega aos $219 e o Wind Through the Trees sobe até aos $349. Podem visitar PRS.com para mais detalhes, ainda que apresentemos as principais características seguidamente.
Horsemeat Transparent Overdrive | Com um circuito de overdrive construído de raiz e desenhado mais para potenciação que sobrealimentação, o Horsemeat é dono de admirável riqueza harmónica e pode ser utilizado como um clean boost, overdrive ou como reforço de saturação da secção preamp; soa «como um bom amplificador», diz Paul Reed Smith.
Mary Cries Optical Compressor | Com base no aclamado compressor de rack para estúdio LA-2A, diz-se que o compressor analógico Mary Cries é capaz de controlar os picos de sinal e até de projectar o som da guitarra sem necessidade de delimitar a definição e a clareza de notas. Ao manter a compressão no mínimo possível, os músicos podem também usar o Mary Cries como um boost transparente.
Wind Through the Trees Dual-Flanger | Por fim, temos um duplo-flanger com um carácter sónico que a PRS descreve como «reminiscente do vento a bater nas árvores». Elementar, meu caro Watson! Seja em extravagantes expressões do efeito, saturadas flutuações ou suave arejamento harmónico, este flanger vai cumprir com nota alta, diz a marca.
2 pensamentos sobre “PRS Guitars Entra no Mundo dos Pedais”