Walrus Audio, O Triunvirato Five-State de Distorção

Depois do Eras (distorção) e do Ages (overdrive), há um novo fuzz no roster da Walrus Audio. O Eons é um pedal com uma ampla variedade de sons fuzz, graças a um engenhoso potenciómetro de ajuste de voltagem e a cinco diferentes tipos de clipping.

O som global do Eons depende de forma determinante das posições dos controlos de voltagem e modo. Uma voltagem mais elevada oferecerá um som mais aberto e de maior headroom, enquanto que estrangular o circuito com voltagens mais baixas levará a sons fuzz mais concisos. O switch de modo, além de alterar o tipo de clipping, introduz também algumas alterações subtis na equalização, enquanto os ajustes mais abrangentes neste particular podem ser feitos através de um EQ activo de duas bandas, logo abaixo dos botões de volume e de gain.

Outros controlos incluem o Volume, o boost/cut activo em Bass e Treble e o Gain. O visual é maligna e atraentemente incidioso. Basta alimentá-lo com um mínimo de 100mA através de uma fonte de alimentação de de 9V DC. O visual impressionante e os requerimentos energéticos, tal como os cinco carácteres sónicos e os controlos alternativos (com algumas diferenças), são partilhados pelos outros dois pedais da série. Vamos ver cada um deles…

EONS

Com selecção de acordo a tipologia Five-States (botão rotativo de cinco vias), no Mode 1 temos um fuzz de silício de recorte suave e apto para todos aqueles sons de fuzz comprimido de enorme ressonância. O Mode 2 pega neste clipping de silício e dá-lhe algum peso na extremidade inferior das frequências, um impulso de graves que acrescenta algum peso ao seu carácter «comprimido e estaladiço». O Mode 3, entretanto, apresenta o odor do germânio antes dos transístores e sugere imediatamente um desempenho dinâmico que deve adaptar-se bem às palhetadas e comportar-se um pouco mais como uma distorção – ou, como a Walrus refere: «E se uma distorção e um fuzz tivessem um filho?»

O Mode 4 oferece clipping de díodos LED, atenuando os agudos. Descrito como «dinamicamente sombrio», podemos imaginar que será capaz de atenuar algo tão brilhante, por exemplo, como o pickup de ponte de uma Telecaster, embora existam opções de EQ para ajustar o efeito a todos os tipos de pickups de guitarra eléctrica. Finalmente, o Mode 5 surge com rigídos transístores de silício juntos à suavidade de díodos LED e de silício, sendo aquele a que a Walrus chama «o mais rufia» dos modos, soando «comprimido, volumoso e ruidoso».

ERAS

O Eras é a unidade de distorção high-gain. Os seus cinco modos permitem alternar entre um carácter de rigído clipping LED (Mode 1), indicado para aqueles super coesos e densos palm-mutes à James Hetfield, ou um clipping também bastante demarcado de silicone no Mode 2. Ambos estes modos possuem uma ligeira supressão de médios, numa referência clara ao típico som do heavy metal na viragem entre as décadas de 80 e 90, sendo que o Mode 2 é um pouco mais suave, com mais compressão. No Mode 3 há clipping dual, mantendo essa ligeira atenuação de médios e que a Walrus descreve como um carácter «rico e cheio, com maior sustain» – o que o torna no melhor candidato para solos.

No Mode 4 e Mode 5, não há ligeireza na atenuação de médios, mas o old school recorte em “V”. As diferenças: no 4 o clipping é LED, no 5 é silicone. O Eras possui ainda um controlo Blend, que permite ajustar a mistura do efeito no sinal, muito jeitoso se o usarem com outros pedais de distorção.

AGES

O Ages é a stompbox de overdrive. O Mode 1 e Mode 2 apresentam carácteres de low-gain e soft clipping. O primeiro de silicone, com bastante compressão e maior suavidade, e o segundo LED, mais aberto e brilhante. Depois há três modos de high-gain. Dentro da mesma dinâmica dos de gain reduzido, o Mode 3 e Mode 4 usam o mesmo clipping, de silicone e LED, respectivamente. O “3” possui um som bem coeso, denso e de imensa saturação, enquanto a saturação do “4” soa mais ampla e com mais ataque. Por fim, o Mode 5, possui um rígido clipping silicone, para compressão bem pesada, densa e um enorme rugido. Também esta unidade possuio o controlo Blend, para definir melhor a mistura.

Mais detalhes e preços sobre cada um dos pedais na Walrus Audio.

Leave a Reply