Dead Combo, Partituras Para Uma Lisboa Desaparecida

Divididas em dois volumes (Songbook I e II), “Partituras Para Uma Lisboa Desaparecida” reúnem 45 canções dos Dead Combo, descodificadas para aqueles que podem ler música e são, de resto, uma excepcional obra de coleccionador.

A criação destes livros, que reúnem partituras de 45 composições de Tó Trips e do saudoso Pedro Gonçalves para os Dead Combo, partiu de Gonçalves e de António Quintino. A transcrição e edição das partituras coube a este último, com musicografia de Luís Salgueiro. A capa foi criada por Trips e a edição é da 9 Musas, Lda., para a chancela MPMP – Património Musical Ao Vivo. Os livros são prefaciados por Filipe Melo.

Eis um excerto do prefácio: «Depois de tantas palavras impressas, aqui está a melhor forma de levar a música dos Dead Combo para o papel – um livro de partituras. A transcrição é feita com clareza e rigor por um dos mais recentes elementos da banda, António Quintino, que, além de mostrar um profundo conhecimento do espírito e das intenções dos autores, optou por manter a escrita para o formato duo. Esta decisão inteligente motiva novos encontros e diálogos entre músicos, tais como aquele que um dia aconteceu entre os compositores. Ouvir a música enquanto seguia as partituras deu-me imediatamente vontade de as tocar com alguém. Tão simples como isso. Para escrever estas palavras, mergulhei na discografia da banda. Impressiona-me muito o cuidado, a coerência, a criatividade e o bom gosto em tudo o que fazem – não só o universo sonoro, como o estético, conceptual e visual. É, ainda mais do que impressionante, verdadeiramente inspiradora a dimensão da obra que criaram. A qualidade das quarenta e cinco escolhas presentes nestas páginas prova exactamente isso.

Filipe Melo, 22 Maio 2020».

“Partituras para uma Lisboa Desaparecida” Dead Combo 2003-2020. 45 músicas em partitura. À venda (entre outros locais) em www.mpmp.pt e www.produtoresassociados.com/loja

2 pensamentos sobre “Dead Combo, Partituras Para Uma Lisboa Desaparecida

Leave a Reply