A Regulator Records, editora underground nacional, disponibilizou a totalidade do seu catálogo digital na modalidade de pagamento “Name Your Price”, através do Bandcamp.
Bonifácio, Kara Konchar, Redemptus, João Vairinhos, Homem em Catarse Lázaro Misfit Trauma Queen, Wildnorthe, FØREST FIRES, Catacombe, JUSEPH, NancyKnox, Don’t Disturb my Circles, SYSTEMIK VIØLENCE, Ricardo Remédio, The Youths, Sannyasin e Zootic. São estas as bandas com álbuns editados no roster da Regulator Records e cujos discos estão inseridos numa excelente campanha promocional. A editora underground nacional anunciou que enquanto prepara «os lançamentos de 2022, todos as edições digitais estão em Name Your Price (0 € ou mais) no Bandcamp».
De forma sucinta, se precisarem de ajuda nesse simulacro de “crate digging”, podíamos recomendar, de caras, “Lower Canopies”. Trabalho onde os Don’t Disturb My Circles provam o que, quem os tenha já visto tocar pelo submundo, bem sabe: são uma das mais interessantes bandas no underground nacional. Agressivos, técnicos – excelentes nas quebras sistemáticas de tempo – e com grande balanço. Há por ali também um trabalho como “Vénia”, o EP de 2020 e disco de estreia de João Vairinhos, músico colaborador de artistas como Hélio Murais, LÖBO, ou os colegas de editora Wildnorthe e Ricardo Remédio, cujo trabalho “Natureza Morta” também está incluindo nesta campanha.
Cerebralmente desenvolvido para prender a atenção do ouvinte a um disco maquinalmente orgânico. Não há baterias ou riffs de guitarra, mas através de programações e densidade de sintetização, no seu primeiro álbum a solo, a mente electrónica de Ricardo Remédio remete-nos para uma atmosfera familiar à de “Älma”, dos Löbo. No decurso de “Natureza Morta” os modos de paisagismo sónico de John Carpenter são evocados, com a produção de Daniel Sullivan a sobrecarregá-los com mais sombras. O zénite do álbum é “Caça”, que nos transporta para a sofisticação sci-fi da banda-sonora de “Blade Runner”. A cadência repetitiva, os anti-crescendos e a própria sintetização de “Natureza Morta” desenvolvem dinâmicas estranhas e, simultaneamente, cativantes.
Em “Violent Blue”, álbum de 2020, os Misfit Trauma Queen oferecem um vislumbre sobre as dimensões misteriosas e obscuras por onde normalmente habitam, ao compasso electrizante de mid-tempo deixando para trás um rasto de abstração e matéria negra. O projecto foi mencionado pela Threshold Magazine como uma das «revelações nacionais de 2019» da electrónica portuguesa; foi convidado a participar com o single “GlassJaw” no CD dos Talentos Fnac 2020; foi eleito como um dos «lançamentos favoritos de Fevereiro por A Cabine» e teve menção em programas de rádio como Portugália na Antena 3 ou RUC – Santos da Casa.
Por ali, também podem encontrar, “Blackhearted” disco que apresenta dez temas, nos quais os Redemptus mostram algumas novas abordagens à sua estética sónica, além da estreia do guitarrista Pedro Simões. O disco foi editado a 7 de Setembro, através de vários selos editoriais – RagingPlanet, Gruesome, Regulator e Ring Leader Records – em duplo vinil, CD digipack, cassete e formato digital. Para o gravar, a banda voltou ao local do crime – tornando a trabalhar no Caos Armado, com Daniel Valente. Uma escolha cuja consistência ditou resultados tremendos, a respiração dinâmica é ainda maior neste disco. Foi uma das nossas escolhas para os melhores de 2021.
Há muitos outros discos num catálogo que vale a pena explorar e aproveitar a oportunidade de completar a vossa colecção (a digital, pelo menos) por uma verdadeira pechincha. Visitem o Bandcamp da Regulator e tirem as vossas conclusões.
2 pensamentos sobre “Regulator Records, Catálogo Digital em “Name Your Price””