Retimbrar, Fusão & Folclore

“Coisas da Minha Terra” é o primeiro passo a caminho do próximo álbum dos Retimbrar, de seu nome “Levantar do Chão”, com saída marcada para final de Maio.

As palavras de apresentação são do próprio grupo, espalhadas nas redes sociais e aqui recolhidas porque o projecto merece atenção. “Coisas da Minha Terra” celebra o encontro entre Retimbrar, o Grupo Folclórico Tradições Baixo Douro e os centenários Mareantes do Rio Douro, a quem se deve o ritmo que deu chão à canção. As palavras são do poeta gaiense José Guimarães, e foram reavivadas durante o projecto “Malhão de Gaia”, para o concerto de encerramento do evento GTM – Gaia todo um mundo, que em Junho de 2017 não chegou ao público porque, no mesmo dia, foi decretado luto nacional pelos incêndios de Pedrógão Grande.

Primeiro foi “Voa Pé” (2016). Agora, com edição marcada para final de Maio, o segundo disco dos Retimbrar, “Levantar do Chão”, conta com a participação de mais de 80 pessoas e reúne temas aprendidos e/ou criados ao longo de uma década, num percurso de colaborações com músicos ligados às tradições musicais portuguesas, grupos de Zés Pereiras e Ranchos Folclóricos. A edição de “Levantar do Chão” tem o apoio da Fundação GDA, da SPA e do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (pólo da Universidade de Aveiro) – que acompanhou o processo de construção do disco com vista à realização de um documentário sobre o mesmo.

Depois de se apresentarem na EXPO Dubai, no Dia de Portugal, os Retimbrar têm já confirmadas duas actuações no Festival Jazz Sous Les Pommiers, em França, dia 22 Maio. O vídeo que acompanha o tema foi dirigido por Augusto Lado “½ Pirata Mau” e aponta-nos os sentidos para uma natureza transformada, entre ganhos e perdas, num ambiente quase incolor feito de matéria e memória.  A capa do single é da autoria de Manel Cruz e Koiá Studio, equipa que também assina o grafismo do novo álbum. A foto do artigo é de João Pádua.

Um pensamento sobre “Retimbrar, Fusão & Folclore

Leave a Reply