Roland Adquire a Drum Workshop, Inc.

A Roland Corporation e a Drum Workshop, Inc. anunciaram hoje (12 de Setembro de 2022) um acordo definitivo para que a Roland adquira todas as acções em circulação da DW Drums, cujo grupo englobava ainda marcas como a Pacific Drums e a Gretsch Drums, entre outras.

A Roland é um dos principais fabricantes mundiais de instrumentos musicais electrónicos, amplamente reconhecida pelos seus inovadores produtos no universo das baterias electrónicos, através dos seus modelos V-Drums e, mais recentemente, da sua vanguardista gama V-Drums Acoustic Design. A Drum Workshop é amplamente reconhecida como marca de nível mundial em baterias acústicas e percussão, e desenha, fabrica e vende uma carteira de marcas importantes na indústria, incluindo DW Drums and Hardware, Pacific Drums and Percussion, Latin Percussion, Gretsch Drums e Slingerland.

Aliás, no início de Janeiro de 2015, a Fender Musical Instruments Corporation (FMIC) anunciou que a sua subsidiária KMC Music, Inc. vendeu as suas marcas licenciadas de percussão, incluindo a Gretsch Drums, Latin Percussion, Toca Percussion, KAT Percussion e Gibraltar Hardware – tal como a marca de guitarras Ovation e os direitos exclusivos de distribuição nos Estados Unidos da Sabian Cymbals – à Drum Workshop, Inc. «Estamos muito orgulhosos do esforço da nossa equipa em desenvolver cada uma das marcas individualmente e estamos entusiasmados com o seu futuro», disse na altura Scott Gilbertson da FMIC. «Reconhecemos a oportunidade estratégica para a DW e temos confiança de que farão tudo para fazer as marcas seguirem em frente». Enquanto Chris Lombardi, CEO da Drum Workshop, Inc. referia que se tratava de «uma excelente oportunidade para aumentar a nossa paixão e compromisso com a arte da bateria. Estamos excitados por dar as boas-vindas a estas lendárias marcas americanas na família DW». Agora tudo o que permanecia propriedade da DW fica sob alçada da Roland Corp.

A combinação de perícia e alcance da Roland e da Drum Workshop desencadeará a próxima geração de baterias acústicas e electrónicos e produtos de percussão inovadores, acelerará o desenvolvimento de produtos e alargará as fronteiras da inovação para os bateristas. Transparece em tudo isto a ideia que de que a DW irá manter a sua autonomia. Um pouco à imagem da Line 6 e da Yamaha Guitars. O CEO do Drum Workshop Chris Lombardi e os co-fundadores Don Lombardi e John Good continuarão a servir nas suas capacidades existentes na empresa, concentrando-se na criação de produtos que inspirem os bateristas em todo o lado.

No comunicado emitido pela DW, são trocados vários elogios. «No mundo das baterias acústicas, a Drum Workshop é absolutamente distinta», refere Gordon Raison, director executivo da Roland. «Sempre fomos impressionados e admirados com os seus produtos, o seu pessoal e a sua capacidade de construção em todas as dimensões. A Drum Workshop partilha o mesmo legado e dedicação à inovação musical que temos na Roland e estamos empenhados em apoiar a DW a fazer o que eles fazem melhor».

Já Chris Lombardi, director executivo da Drum Workshop, Inc. refere: «A filosofia de Roland na procura da inovação em todas as formas de expressão é complementar à nossa e estamos entusiasmados por unir forças nesta relação que irá beneficiar artistas e músicos de todo o mundo». O fundador Don Lombardi acrescenta: «Nos últimos 50 anos, o nosso objectivo tem sido sempre inspirar, motivar e resolver problemas aos bateristas. Sempre fui um fã das inovações oriundas da Roland e estamos entusiasmados por juntar forças com eles para inventar soluções para as gerações futuras».

Ainda na troca de galhardetes, John Good, co-fundador da Drum Workshop em 1972, afirmou: «Estou ansioso por continuar a trazer soluções artesanais e personalizadas aos bateristas com a parceria da Roland. A sua reputação de impulsionar a inovação de produtos é admirável e estamos ansiosos pelo apoio adicional que trarão à nossa equipa, aos nossos artistas e aos nossos parceiros industriais».

Finalmente, Masahiro Minowa, um dos chefes de R&D da Roland confessa: «Ficámos profundamente impressionados com as pessoas que trabalham na Drum Workshop e estamos entusiasmados por acolher Chris, Don, John e toda a sua equipa na família Roland. Sabendo-os pioneiros em baterias acústicas nos últimos 50 anos, temos sido igualmente surpreendidos pela inovação revolucionária e nova tecnologia que têm vindo a desenvolver. Mal podemos esperar para que o mundo veja o que está reservado e que irá beneficiar bateristas de toda a parte».

NA FÁBRICA DW

Em 2021, assinalando o Drum Day LA, a marca com sede em Oxnard, Califórnia, partilhou agora um vídeo que nos mostra todos (ou quase todos) os segredos da fábrica da Drum Workshop em Los Angeles. A visita guiada é levada a cabo por Russ Kunkel – baterista de sessão que já trabalhou com imensos artistas ao longo da sua vasta carreira, de Bob Dylan a Neil Young, passando por Crosby & Nash, entre muitos outros – e John Good. Ambos começam com uma conversa no escritório e apresentam-nos depois algumas das pessoas que trabalham diariamente para nos fazerem chegar muitas das melhores baterias do mercado mundial.

No vídeo de cerca de 20 minutos, os dois cicerones revelam algumas das técnicas, materiais e tecnologia utilizados no fabrico das emblemáticas baterias da DW, terminando com a revelação de um kit muito especial. Dispara no player.

Leave a Reply