A Sub Pop vai reeditar, numa versão restaurada, “The Pigeon Is The Most Popular Bird”. O abrasivo e alucinado álbum de estreia dos Six Finger Satellite que, após três décadas, se tornou uma obra de culto e permanece na vanguarda do pós-punk.
No dia 30 de Junho de 2023, a Sub Pop vai lançar a edição do 30º aniversário de “The Pigeon Is the Most Popular Bird” dos Six Finger Satellite, clássico underground e álbum de estreia da banda, original 1993, com um novo CD totalmente remasterizado e uma reedição em LP duplo.
Formados em 1990 em Providence, Rhode Island, por J. Ryan (vocalista/teclados), John MacLean (guitarra), Peter Phillips (guitarra), Chris Dixon (baixo) e Rick Pelletier (bateria), os Six Finger Satellite rapidamente assinaram contrato com a Sub Pop e lançaram em EP a sua primeira demo, “Weapon”. Logo a seguir, Dixon saiu e foi substituído por Kurt Niemand, e a banda rapidamente começou a fazer o seu primeiro álbum com Bob Weston (dos Shellac, que mais tarde deu o nome ao single “The Bird Is the Most Popular Finger” em honra aos Six Finger Satellite). Lançado em 1993, “The Pigeon Is the Most Popular Bird” foi o primeiro lançamento a captar verdadeiramente o espírito arrojado e mordaz do som de Six Finger Satellite.
O álbum é um marco do pós-punk barulhento e angustiante, com influências de Gang of Four, The Birthday Party e Wire, ao mesmo tempo que adiciona uma dose saudável do antagonismo sónico único da banda. Entre as palpitantes faixas de rock, “The Pigeon Is the Most Popular Bird” tem traços de teclados e experiências de estúdio vanguardistas que se tornaram mais proeminentes nos últimos álbuns da banda, pressagiando os LCD Soundsystem, a DFA Records e muito do renascimento pós-punk do início dos anos 2000.
A All Music diz que este «é o disco mais cru da banda, com a menor quantidade de aparelhos e manipulações de estúdio. A voz de J. Ryan não tem efeitos ou truques bizarros enterrados/contornados, soando rouca e ansiosa em todo o álbum. No entanto, a voz é o ponto de partida para o amor da banda pelo ruído e pela demência, combinados com um saudável toque de humor bizarro. Quase nenhuma outra banda indie, na altura, estava a fazer algo assim». Antes de sucumbir à devoção ao decadente mundo do R&B mainstream, em 2008, a Pitchfork referiu-se, com justeza, a “The Pigeon Is the Most Popular Bird” como «um dos melhores discos de noise-rock dos anos 90», escrevendo que «as transições do disparate para o abrasivo realçam a abordagem imprevisível e cáustica dos Six Finger Satellite… Este foi o primeiro de vários exemplos de que eles rejeitaram as tendências underground e o seu comprimido mais estimulante e amargo de engolir».
The Pigeon Is the Most Popular Bird está agora disponível para pré-encomenda na Sub Pop. As pré-encomendas de LP em megamart.subpop.com e retalhistas independentes específicos na América do Norte, no Reino Unido e na UE, receberão a edição limitada Loser em vinil vermelho e azul. O álbum também contará com um novo design de capa.