Os prog rockers SOEN regressam a Portugal em Outubro de 2023, com concertos em Lisboa e Porto, para mostrar “Imperial”, álbum de 2021, e “Memorial”, cuja edição está marcada para Setembro deste ano e já estreou o primeiro single, “Unbreakable”.
Os SOEN, super-grupo sueco liderado pelo brilhante baterista Martin Lopez — que se tornou famoso a tocar com os Amon Amarth e os Opeth, entre outros — vão regressar a Portugal para dois concertos exclusivos de promoção aos seus trabalhos de estúdio mais recentes: “Imperial” (2021) e “Memorial” (2023). A banda — cuja formação actual fica completa com Joel Ekelöf na voz, Lars Åhlund nos teclados, Cody Lee Ford nas guitarras e Oleksii “Zlatoyar” Kobel no baixo — actua no nosso país a 4 e 5 de Outubro, no Hard Club e LAV – Lisboa Ao Vivo, no Porto e em Lisboa, respectivamente.
Produzido por Iñaki Marconi e pela própria banda, «Imperial» foi misturado e masterizado por Kane Churko, que já trabalhou com nomes como Ozzy Osbourne e Bob Dylan, dando a canções como “Illusion”, “Modesty” e a épica “Fortune”, malha que encerra o disco, uma dimensão e riqueza que abrem as portas aos SOEN para alcançarem uma audiência ainda mais vasta. Mais que nunca, o poder e a poesia dinâmica dos suecos soam incrivelmente aprimorados e envolventes, algo que, segundo o press release que acompanha o disco, «é perversamente um produto da pandemia da COVID-19».
Já “Memorial” será lançado a 1 de Setembro, sendo o sexto registo de estúdio do grupo. O primeiro single de avanço para o novo longa-duração chama-se “Unbreakable” e, segundo o Martin Lopez (declarações recolhidas pela LOUD!), «é um tema sobre como as pessoas se limitam a si próprias como humanas, quando acreditam cegamente em algo». Demasiado vago? Lopez aprofunda: «Actualmente, os políticos e os meios de comunicação pintam tudo como se fosse preto ou branco, permitindo que tentes destruir o teu oponente em vez de tentares encontrar um terreno em comum. É fundamental ser humilde e aberto a diferentes pontos de vista para continuarmos crescer».
O vocalista Joel Ekelöf, por seu lado acrescenta: «A ‘Unbreakable’ parece-me um casamento entre o metal clássico e os SOEN». Quem quiser tirar as suas conclusões, só tem de carregar no player seguinte. De volta ao concerto, depois do cartaz (fundo do artigo), podem obter os links para a bilheteira.

Os bilhetes estão disponíveis na Ticketline (abre as hiperligações): 4 Outubro 2023, Hard Club (Sala 1), Porto; 5 Outubro 2023, LAV – Lisboa ao Vivo (Sala 2), Lisboa. Bilhetes também à venda online em Letsgo.pt