SWR Feast, O Barroselas Metalfest 2022

Nos dias 29 e 30 de Abril de 2022, o SWR está de regresso ao solo sagrado de Barroselas. Os Autopsy, autênticas lendas do death metal, lideram um cartaz mais compacto, mas sem compromissos na brutalidade.

Na sequência do cancelamento da digressão europeia dos norte-americanos Deicide, a que se juntavam ainda os brasileiros Krisiun e Crypta, anulando assim de uma assentada três dos quatro nomes confirmados até então para a edição deste ano do SWR — BARROSELAS METALFEST, muitos foram os que se questionaram em relação à viabilidade do evento. Até porque os EyeHateGod, outro dos headliners anunciados oficiosamente, tinham também a sua presença tremida, também devido a constrangimentos provocados pela pandemia. E o pior cenário confirmou-se agora, com a ausência da banda de Jimmy Bower no território europeu esta Primavera.

Então, no final de Janeiro, os irmãos Veiga lançaram um comunicado em que garantiam que «o regresso da música extrema ao chão sagrado de Barroselas no final de Abril» é, efectivamente, a sua prioridade neste momento. Admitindo moldes ligeiramente diferentes na edição de 2022. «Nesta fase das nossas vidas tudo muda em poucas semanas e a situação já se afigura difícil para um SWR como nos habituamos nas últimas ediçõesAs dúvidas aumentam, as digressões cancelam, as restrições ameaçam, a desconfiança reina. Não nos pretendemos alongar no assunto, só queremos dizer que o regresso da música extrema ao chão sagrado de Barroselas no final de Abril é a nossa prioridade e tudo faremos para oferecer um verdadeiro pandemónio. Esta ocasião será de todo marcante, pois seria a 25ª edição do STEEL WARRIORS’ REBELLION caso não houvesse uma pandemia mundial. Ali estaremos para a verdadeira Rebelião!», lê-se no comunicado.

Para fazer prova dessa determinação, no passado dia 28 de Fevereiro, no Woodstock 69, no Porto, a organização do festival apresentou o cartaz da edição da edição de 2022, numa warm up party que contou com a participação dos Pitch Black e dos Raw Decimating Brutality e, ainda, do SWR Soundsystem. E da noite de ontem surgiram muitos motivos para aqueles que tradicionalmente fazem a sua peregrinação à vila de Barroselas, Viana do Castelo, se regozijarem.

Vamos lá ver, 2022 marca 25 anos sobre a primeira edição do SWR – BARROSELAS METALFEST e será, na realidade, a 23ª edição do evento. Pelas razões já apontadas será uma edição mais reduzida, apropriadamente apelidada SWR FEAST. Nesta altura, as condicionantes são ainda muitas, particularmente financeiras e os passos a dar são curtos, para não comprometerem o futuro. Por tudo isso, a edição deste ano apenas inclui dezasseis bandas, divididas por dois dias, desconhecendo-se ainda o número de palcos. 29 e 30 de Abril são as datas marcadas para o festival.

Como cabeças-de-cartaz mantêm-se os norte-americanos Autopsy, naquela que será a primeira visita das lendas do death metal ao nosso país. É uma excelente notícia para aqueles que tinham comprado os seus bilhetes a pensar na primeira edição a ser afectada pela pandemia. Ainda mal nos tínhamos refeito da edição de 2019 e os Autopsy eram confirmados na edição de 2020. Formados pelo baterista e vocalista Chris Reifert (ex-Death) em 1987, os Autopsy começaram a sua discografia com “Severed Survival” algo colados ao som da banda liderada pelo saudoso Chuck Schuldiner. A coerência da sua carreira foi elevando o seu estatuto até se tornarem uma das bandas mais influentes do death metal, mesmo acabando por incluir, ainda que ligeiramente, alguns elementos do doom metal na sua estética sonora, quiçá reflexo da sua ligação à axiomática editora britânica Peaceville. O último LP da banda foi “Tourniquets, Hacksaws & Graves”. O mais recente registo da grupo é o EP “Puncturing The Grotesque”, de 2018. Em 2021, a banda anunciou o novo baixista, Greg Wilkinson, que veio substituir Joe Trevisano.

Confirmados estão também os polacos Mgła, que também transitam do cartaz proposto para 2020. O mesmo sucede com Nekromant, Birdflesh, Deathhammer e Skeletal Remains. Os restantes nomes em cartaz são nacionais, uns já anunciados previamente, outros a chegarem agora. Os históricos Decayed mantêm o plano original, de celebrar uma carreira de três décadas naquele solo. Os Simbiose são outro nome de enorme tradição no submundo do peso português e um cheirinho a crust sabe sempre bem. Alcoholocaust, Besta, Equaleft, Midnight Priest, Boulder, Grievance e Speedemon completam o cartaz.

Depois do warm up da última noite, no Woodstock 69, o bar portuense vai receber uma segunda festa ligada ao SWR a 26 de Março, desta feita com os Prayers Of Sanity e os Dead Meat. Os bilhetes para o festival estão à venda em swrfest.bigcartel.com e brevemente nas Lojas Oficiais. Os fiéis guerreiros que conservaram os seus passes podem usá-los neste evento e pedir o troco em Steels. Em todo o caso, os bilhetes para o SWR FEST 23 mantem-se válidos para 2023, mas quem preferir o reembolso por favor contactar order@swr-inc.net (até 01.04.2022).

Marquem na agenda: SWR FEAST / 29-30 Abril 2022! Evento: www.facebook.com/events/968566310716355

4 pensamentos sobre “SWR Feast, O Barroselas Metalfest 2022

Leave a Reply