Sylvaine vai estrear-se em Portugal, em 2023, com concertos no LAV – Lisboa Ao Vivo e Hard Club para apresentar o seu feérico e recém-lançado álbum “Nova”. A abrir os concertos estão os E-L-R.
Em 2023, Sylvaine estreia-se finalmente no nosso país com dois espectáculos de apresentação ao seu mais recente álbum de estúdio, “Nova”, editado em Março deste ano através da Season Of Mist. Neste seu novo álbum, Sylvaine solidifica as suas credenciais de compositora no domínio do metal mais atmosférico, com um foco abrangente que se alarga do shoegaze ao folk, passando pelo doom e o black metal. Katherine assumiu não só as composições, mas também a granded maioria da instrumentação, entregando apenas as baterias a Dorian Mansiaux, que a tem acompanhado ao vivo.
O primeiro contacto da talentosa multi-instrumentista norueguesa com o público luso acontece em data-dupla, agendada para os dias 11 e 12 de Março, no LAV – Lisboa Ao Vivo (Sala 2) e no Hard Club (Sala 2), em Lisboa e no Porto, respectivamente. A primeira parte dos concertos fica a cargo dos E-L-R, banda suíça de de post-metal/doom atmosférico, que traz na bagagem o seu mais recente registo de longa-duração, intitulado “Vexier”. Os bilhetes para o concerto custam 18€, já à venda nos locais habituais.
Falar de Sylvaine, a multi-instrumentista e compositora nascida Kathrine Shepard, é falar de um espírito que existe para além do véu da convenção e dos estereótipos. Não se trata de uma mulher que tenha embarcado recentemente no tropo da folk melódica e obscura em voga nos tempos que correm, e que se tornou tão predominante na cena do metal mais alternativo, mas sim de uma compositora e arranjadora classicamente treinada, cujas canções explodem contra as ilimitadas convenções do que a música pesada contemporânea pode ser.
Desde que surgiu em cena, corria o ano de 2013, a talentosa norueguesa, desenvolveu uma abordagem muito própria ao blackgaze através de uma sequência de LPs amplamente elogiados. Após o lançamento de “Atoms Aligned Coming Undone”, em 2018, volta a surpreender com “Nova”, uma experiência que se afirma, simultaneamente, como um despertar musical e pessoal de uma artista muito versátil, que tem vindo paulatinamente a encontrar o seu próprio caminho no mundo em que se move.
Muito recentemente, estreou um vídeo num formato aproximado ao live take para “Everything Must Come To An End”, uma canção que Sylvaine duvida ser capaz de interpretar ao vivo, daí ter pretendido oferecer uma espécie de actuação da mesma. O novo vídeo mostra a norueguesa feérica, acompanhada da sua peculiar Fender Toronado ’98.
Os E-L-R são um trio suíço que se movimenta pelos universos do post-metal/doom. Teimosamente individualistas, tudo têm feito para desenvolver uma sonoridade única, habitualmente rotulada como doomgaze, que se desenvolve em tempos lentos, apoiados em melodias serpenteantes e que, apesar de ter raízes nos arquétipos da música pesada, introduzem elementos menos comuns na tendência, de que são um bom exemplo os fraseados repetitivos que trazem à memória os rituais xamânicos.
Inicialmente pensados como projecto de estúdio, com o LP de estreia “Mænad”, de 2019, reforçaram a decisão de começarem a fazer digressões e, no período pré-pandémico, desenvolveram uma óptima reputação como banda ao vivo – os seus mantras ganham outra dimensão, muito próxima de uma experiência de transe, quando são interpretados em palco. O segundo longa-duração do trio de Berna, intitulado “Vexier”, foi lançado a 11 de Março de 2022, via Prophecy Productions.

Um pensamento sobre “Sylvaine Apresenta “Nova” em Lisboa e no Porto”