15 anos após “Hellstone”, os Men Eater estrearam o arrasador single “Multitude” e anunciaram um sucessor para “Gold” (2011). O novo álbum homónimo chega no primeiro trimestre de 2023, via Raging Planet.
Como anunciámos em primeira mão, os Men Eater estão de regresso ao activo. Eis o press release oficial da banda: «Já lá vão 12 anos desde o último lançamento de Men Eater, foi em 2011 com ‘Gold’. Esse disco permitiu à banda chegar a um lugar privilegiado, mais presente no circuito, com casas cheias e uma agenda de espetáculos por todo o país. Dois anos depois, a banda anunciou um hiato sem previsão de voltar. Voltam aos palcos em 2014 para uma data única. Atuam com a formação original e apresentam ‘Hellstone’ na íntegra – o seu primeiro disco de 2007. Fazem mais duas datas em 2016 (no mesmo formato) e anunciam novamente uma paragem na sala que, em 2007, recebeu ‘Hellstone’ pela primeira vez.
Passaram-se (quase) sete anos em silêncio desde a última vez que os Men Eater pisaram um palco, doze anos desde a última vez em estúdio e quinze anos desde ‘Hellstone’. Cada um dos membros seguiu a sua carreira dentro e fora da música sem nunca perderem o contacto ou a relação que tinham criado desde o início da banda. Em alguns encontros pontuais, surgiam sempre conversas de algum saudosismo com a banda. Havia vontade de fazer mais…
Um dia, quase como uma daquelas ‘sincronicidades’ inexplicáveis, Mike e Bibi (amigos de longa data) comentam que ‘Hellstone’ faria 15 anos de vida e que não haveria melhor motivo para se entrar em estúdio e gravar algo, para reviver uma energia tão especial. O plano estava traçado. Ligaram com sentido de urgência ao Carlos Azeitona (membro original) e ao Pedro Cobrado. As ideias e a vontade de fazer um disco começaram a ganhar cada vez mais forma, e assim foi!
Foi durante as gravações do disco que André Hencleeday (Candura, Wells Valley) passou pelos Blacksheep Studios para uma visita (visitas essas que estavam condicionadas por uma espécie de pacto secreto). Depois de uma pausa entre takes, sentado no piano e de forma terapêutica, a banda decidiu que seria bom ter alguém para partilhar o que se estava a criar, alguém que trouxesse algo de novo à banda (uma espécie de ‘já que entraste na bolha, agora fica’).
Nasce assim o quarto disco de originais de Men Eater, disco esse homónimo e com data prevista de lançamento no primeiro trimestre de 2023. A primeira amostra deste quarto trabalho de originais é o single ‘Multitude’. A banda está a dar os últimos acabamentos no disco, a ultimar algumas novidades e a organizar o regresso aos palcos, após a sua data de lançamento».
“Multitude” foi produzido pelos Men Eater e por Bruno Xisto, que também assumiu as misturas das gravações que tiveram lugar nos BlackSheep Studios e, mais parcialmente, no Santo Studio. A masterização é de Guilherme Gonçalves.
2 pensamentos sobre “Men Eater, Multitude Introduz o Álbum Homónimo”