Depois de “Multitude”, que introduziu o álbum de regresso dos Men Eater, a banda estreou mais um single para o LP homónimo a editar em 2023. “Mortice” é mais uma demonstração do poder do riff.
Depois de, em 2016, se terem despedido dos palcos, os Men Eater vão fazer ressurgir a sua formação original ou o mais aproximado possível disso. A banda esteve em estúdio a gravar um novo álbum e “Multitude”, o primeiro single, revela o esmagador peso daquilo que nos espera. Foi no dia 21 de Dezembro de 2022 que a ROMA INVERSA avançou, em primeira mão, com esta informação, traçando uma sinopse do percurso da banda.
No dia seguinte, os Men Eater estreavam oficialmente “Multitude”, emitindo um press release oficial que acompanhava o single que quebrou um silêncio de seis anos e prenunciou o álbum homónimo que terá o selo da Raging Planet. Já nos últimos dias de Abril, a banda apresentou mais um tema do disco, o single “Mortice”.
Naquele que foi um percurso sempre em crescendo — pontuado pelo lançamento do disco de estreia, “Hellstone”, em 2007, e do seu sucessor “Vendaval”, em 2009 –, foi com esse terceiro registo que a banda chegou finalmente a um lugar privilegiado há muito merecido, tornando-se mais presente no circuito e tocando para casas cheias por todo o país. Dois anos depois, sem que nada o fizesse prever, anunciaram um hiato sem previsão de regresso, mas ainda voltaram ao palco em 2014 para, numa data única com a sua formação original, tocarem o “Hellstone” na íntegra. Dois anos depois, fazem mais duas datas no mesmo formato e, no Starway Club, a sala onde, nos idos de 2007, tocaram os temas do disco de estreia ao vivo pela primeira vez, anunciam então a paragem que, até há uns dias, se pensava ser definitiva.
Fazendo as contas, já se passaram sete anos de silêncio desde a última vez que os Men Eater pisaram um palco, doze desde a última vez que estiveram em estúdio e quinze desde a edição do marcante “Hellstone”. O que terá motivado então este regresso inesperado sete anos depois de se terem despedido? «Cada um dos membros seguiu a sua carreira dentro e fora da música sem nunca perderem o contacto ou a relação que tinham criado desde o início da banda. Em alguns encontros pontuais surgiam sempre conversas de algum saudosismo com a banda. Havia vontade de fazer mais… Um dia, quase como uma daquelas sincronicidades inexplicáveis, o Mike e o B.B. comentaram que o ‘Hellstone’ faria quinze anos e que não haveria melhor motivo para se entrar em estúdio e gravar algo para reviver uma energia tão especial».
“Multitude” foi produzido pelos Men Eater e por Bruno Xisto, que também assumiu as misturas das gravações que tiveram lugar nos BlackSheep Studios e, mais parcialmente, no Santo Studio. A masterização é de Guilherme Gonçalves.