Greg Anderson, guitarrista de Goatsnake e Sunn o))), uniu forças com Petra Haden para criar “Devotional”, disco em que as melodias ritualistas da vocalista e violinista se juntam ao peso monolítico da parede de amplificação de Anderson para um efeito transcendental. “The End Of Absence” é mais um colossal exemplo da estética arrasadora do álbum que chega a 23 de Setembro de 2022.
The Lord, pseudónimo usado por Greg Anderson nos Sunn o))), ele que é ainda o guitarrista dos Goatsnake e um dos owners da editora Southern Lord Records, começou em Agosto de 2021 por libertar um tema ao lado de Robin Wattie (BIG|BRAVE) para ajudar a angariar fundos para o Native Women’s Shelter of Montreal. O propósito deste “abrigo” é fornecer um ambiente seguro a mulheres ameríndias que necessitam de reconstruir as suas vidas, procurando promover a sua independência e fortalecimento social e das suas crianças. Já em Setembro do mesmo ano, Anderson revelou uma canção que conta com a colaboração de William DuVall, actual vocalista dos Alice In Chains. A canção tem, mais uma vez, um cariz de beneficência. Desse modo, “We Who Walk In Light” pode ser ouvida e comprada através do Bandcamp, tal como o tema exposto em cima, com as receitas a serem canalizadas para a instituição Jail Guitar Doors. Esta organização sem fins lucrativos tem como objectivo angariar instrumentos e ensino musicais para reclusos do sistema judicial norte-americano e procurar reabilitá-los socialmente através «do poder transformador da música».
No passado dia 23 de Abril, como lançamento Record Store Day, a Southern Lord lançou o álbum de estreia de Greg Anderson [The Lord] a solo. “Forest Nocturne” afasta-se dos temas ao lado de William Duvall e Robin Wattie, e vê Anderson explorar as influências de compositores de filmes lendários como são John Carpenter – as atmosferas de “Halloween” são bastante notórias – e Bernard Hermann, a fim de criar paisagens cinematográficas de pesada tensão e delineadas pela injecção de doses letais de death metal escandinavo do início dos anos 90.
Numa fase de criatividade quase compulsiva, Anderson apresentou “Devotional”. O álbum foi criado em colaboração com a cantora e violinista Petra Haden, com quem já trabalhara em “ØØ Void” – segundo registo de estúdio dos Sunn o))). O duo de músicos une esforços para criar uma vanguardista e transcendental linguagem eléctrica, na qual se fundem as ritualistas vozes e melodias de Haden com o peso monolítico de Anderson. O disco conta ainda com as percussões de Jade Devitt. O trabalho foi gravado entre 2020 e 2021 nos Sea Grass Studios, com engenharia, mistura e masterização de Brad Wood, que também assina a produção ao lado de The Lord. “Devotional”, cujo artwork é uma elaboração de Emma Maatman, tem edição a 23 de Setembro de 2022. O tema título (e, no futuro, o álbum) pode ser escutado neste link.
Agora, a cerca de duas semanas da edição oficial do álbum, estreou mais um tema para streaming digital, o colossal “The End Of Absence”. Podem dispará-lo no player seguinte. A fotografia que ilustra o artigo é de /weɪvmeɪkə/.
Um pensamento sobre “The Lord & Petra Haden, The End Of Absence”