Na antecâmara da Chariots Of Fire European Tour 2022, que os trará a Portugal com Abbath, Watain e Bölzer, numa produção da Amazing Events, os Tribulation inspiraram-se na “Poética” de Aristóteles para apresentarem o novo single, “Hamartia”.
Os Tribulation, metaleiros/goth rockers suecos revelaram um tema inédito, o primeiro gravado e composto com o novo guitarrista Joseph Tholl. “Hamartia” surge no seguimento do álbum que o quarteto de Arvika editou em 2021, “Where The Gloom Becomes Sound”, e que marcou a última gravação com o carismático Jonathan Hultén. Ainda assim, sendo uma afirmação de recomeço, não há qualquer ruptura estética relevante. O novo single foi gravado com o produtor Robert Pehrsson, misturado por Tom Dalgety e masterizado por Magnus Lindberg, dos Cult Of Luna. O single teve direito a vídeo, realizado por Johan Bååth e Astrid Bergdahl.
Falando sobre o tema, o guitarrista que permaneceu na banda, Adam Zaars, diz que o título deriva das «muitas matizes da palavra Hamartia». Um dos seus primeiros registos e também um dos mais determinantes na sua interpretação advém de Aristóteles e da sua “Poética”. Por isso, o seu significado é referido muitas vezes como falha aristotélica. Porque o filósofo associou essa falha às tragédias clássicas – como erro clássico, o erro do personagem que determina as suas peripécias. Recorrendo ao resumo útil e simplificado da Wiki: «Para Aristóteles, uma tragédia com peripécia (ou tragédia complexa: peplegméne) é mais perfeita que uma tragédia sem peripécia (ou tragédia simples: haplê), para que se registrasse a adequada comoção (kommós), requerida para a catarse (katársis) por parte do espectador. Além disso, na tragédia ideal a peripécia deve decorrer da hamartia, para que o herói reconheça que errou (anagnórisis); quando os acontecimentos se devem à ação de forças superiores às do herói, por exemplo, não há erro, nem reconhecimento, e a tragédia é inefectiva. Segue-se que o erro trágico precisa ser cometido pelo herói».
Na imagem de capa do single, este erro está associado ao pecado original. Zaars acrescenta que a canção ressoa «trágica, gótica e zangada» e chega com a estética e no momento ideais «para apresentar aos fãs o Joseph na guitarra». Recorde-se que no passado dia 15 de Setembro, o grupo embarcou numa gigantesca tour europeia ao lado de Abbath, Watain e Bölzer. Os headbangers nacionais terão oportunidade de apanhar uma das datas da Chariots Of Fire European Tour 2022, pois a rota passa por Portugal no dia 22 de Setembro, no LAV – Lisboa Ao Vivo.
Um pensamento sobre “Tribulation & A Falha Aristotélica”