Os Troll’s Toy expõem a densidade do seu álbum “Eksterordinare”, com os temas “Blonde’s Call” e “Inibição da Ira”, numa espécie de sessão Tiny Desk.
O ciclo de concertos 7naSET surgiu no contexto pandémico, durante o Verão de 2021, e visou contribuir para o regresso de músicos e respectivas equipas técnicas ao trabalho, depois de um ano indubitavelmente trágico no sector da música. Dos artistas mais conceituados aos emergentes, o 7naSET é feito de vontade, de esperança e do profícuo contributo para continuar a erguer o talento nacional.
Uma das últimas produções capta os Troll’s Toy nos escritórios da SET (Sons em Trânsito, se ainda não toparam), a interpretar “Blonde’s Ballad” e “Inibição da Ira”, que ilustram perfeitamente os pilares de sustentação desta banda que começou quando Jorge Loura comprou uma Squier Jazzmaster Baritone (ainda que nesta sessão esteja a usar uma SubZero Rogue VI), um modelo que fizeram nitidamente com peças que sobraram. Pegaram no corpo de uma Jazzmaster e puseram-lhe um braço de 30′. O instrumento chegou às mãos do guitarrista afinado em A. O peso e densidade que derivam dessa afinação tornaram-se o template sónico da banda.
Nas secções harmónicas dos temas, o protagonismo vai alternando entre o saxofone e a guitarra barítono, para não falar da bateria como instrumento solista. A ausência de um baixo ditou que Gabriel Neves passasse a usar efeitos no saxofone e, essencialmente, um Octave. Dessa forma é garantida a espessura instrumental nos solos de cada um. É óbvio.
Ambos os temas fazem parte do segundo disco, “Eskterordinare”, editado a 23 de Julho de 2021. Esse trabalho, bem como o primeiro, foram alvo de atenção aprofundada nestas nossas páginas, podem consultar aqui. Para os ouvir nesta sessão 7naSET, basta disparar o player seguinte!