Troll’s Toy & Orquestra Filarmonia Das Beiras, Máximo Divisor Comum

Os Troll’s Toy estrearam em formato digital “Máximo Divisor Comum”, tema aqui registado no épico concerto de apresentação do seu segundo álbum, ao lado da Orquestra Filarmonia das Beiras, no Festival dos Canais, em Aveiro.

Foi editado em 2021 e eleito para a nossa lista de melhores álbuns do ano. Falamos de “Eksterordinare”, segundo álbum dos Troll’s Toy, no qual a banda preserva uma tremenda a capacidade de surpreender. Será natural falar em Morphine, em Battles, em Zappa, mas retribuo as surpresas a que os músicos nos submetem atirando esta: os solos de bateria neste tema fazem-nos recuar umas três décadas até ao vibrante trabalho de Kenny “Rhino” Earl Edwards em “Armor Of The Gods”. Yup!, acabei de mandar os Manowar como uma referência a um trabalho nacional de jazz. Podem ler mais sobre este disco e sobre o primeiro no apanhado que fazemos de ambos.

O que aqui pretendemos referir é o concerto de apresentação de “Eksterordinare”, em que o power trio composto por Jorge Loura (guitarra barítono), João Martins (bateria) e Gabriel Neves (saxofone) se juntou à Orquestra Filarmonia das Beiras para um registo épico. O singular concerto teve lugar no dia 23 de Julho de 2021, dentro da programação do Festival dos Canais, em Aveiro. Ficou registado em vídeo, com o áudio gravado por Telmo Sousa, a partir da mistura FOH de Artur Pinheiro e Miguel Guerra. O último misturou masterizou o áudio que se ouve num dos temas editados digitalmente nessa ocasião.

Em conversa casual, Jorge Loura confessava-nos a vontade de tratar o concerto para uma edição discográfica. Da nossa parte, citamos o meme: «Shut up and take my money». Disparem o épico “Máximo Divisor Comum” no player!

Leave a Reply