Ulver

Ulver, Ghost Entry

Acompanhado de uma assombrosa remix, como lado b, “Ghost Entry” é o primeiro single original dos Ulver desde “Flowers Of Evil”, o álbum de estúdio de 2020.

“Ghost Entry” marca o regresso dos Ulver às composições de material essencialmente original desde a edição do seu décimo-sexto LP em 2020, “Flowers Of Evil”. Depois disso a banda promoveu algumas edições inéditas, mas tratando-se de remixes ou de improvisação electrónica, caso de “Hexahedron – Live at Henie Onstad Kunstsenter”, em 2021.

Desta feita, trata-se de uma criação de estúdio que começa a dar pistas do próximo passo dos noruegueses. Significa também, de acordo com a House Of Mithology, label da banda, uma significativa variação da sua abordagem tradicional à criação e edição de álbuns, que têm seguido ao longo das últimas três décadas. Além da malha principal, o single possui a respectiva remix, autoria de Autechre (æ), no lado b.

Depois de “Ghost Entry” ter chegado sem anúncio prévio, os Ulver deixam no ar a possibilidade de mais surpresas, ainda que não tenham revelado planos exactos a esse respeito. Quanto ao tema que aqui nos traz, os Ulver referem-se a “Ghost Entry” como uma «prova de vida», uma entrada no jornal de campanha.

“Ghost Entry” é uma malha com dinâmicas irrepreensíveis, sónica e musicalmente. A atmosfera de guitarras e baixo remete de alguma forma para The Cure, aliás, a banda refere que na sessão de estúdio se referia internamente ao tema como «a malha das guitarras Cure». No mais, tal como em “Flowers Of Evil” e de há algum tempo a esta parte, os Ulver continuam mergulhados no universo synth pop, nos beats, groove nas sequenciações, robustez nos baixos e swing nas guitarras, fortes ganchos melódicos e refrões bem demarcados.

Dispara nos players seguintes o vídeo de 2Ghost Entry” ou o streaming completo do single (inclui a remix)…

Leave a Reply