A Victory Amps apresentou o VX Kraken MKII, a segunda geração do seu cabeço valvulado high gain que foi desenvolvido em colaboração com Rabea Massaad.
Mais uma vez, o Kraken da Victory Amps apresenta-nos uma quantidade assoberbante de gain – suficiente para um paredão de metal extremo e com algum de sobra – dividida numa plataforma de dois canais com uma saída muito respeitável de 50 watts na potência máxima e 9 watts para aquelas ocasiões em que se quer aquecer as válvulas em volumes mais baixos. Afinal de contas, 50 destes watts podem facilmente arrancar cabeças numa pequena sala de concertos.
Estes amplificadores VX Kraken MKII estão disponíveis nos formatos de cabeço compacto e lunchbox, e são o resultado de quatro anos de R&D e afinações minuciosas. Já eram bastante versáteis no que diz respeito a amplificadores high gain, mas o acréscimo de um controlo e switch Presence, além de um novo modo Clean para o canal Gain 1, torna-os potencialmente ainda mais úteis numa variedade de configurações. Além disso, este novo modo Clean é comutável por pedal, transformando-o efectivamente num amplificador de três canais.
Ambos os amplificadores têm painéis de controlo idênticos, com um switch de alternância para os canais, mais controlos independentes Gain I e Gain II e dois controlos de volume Master I e Master II, que são comutáveis por pedal e podem ser atribuídos para operar globalmente em ambos os canais ou para controlar o volume principal de cada canal independentemente. Os EQs de Bass, Middle e Treble servem ambos os canais, assim como os novíssimos comandos de Presence.
Todos estes controlos do painel frontal têm o design chicken-head, característico da Victory Amps. E se não desejarem a intromissão do Presence, preferindo a voz do Kraken anterior, basta colocar o marcador a zero. Uma lâmpada em forma de jóia está posicionada ao lado do interruptor de alimentação e permite saber quando o amplificador está ligado, com um switch de três vias que selecciona entre os modos de alta e baixa potência.
Na parte de trás dos VX Kraken MKII existe um trio de saídas para colunas; o botão Presence Shift, que acrescenta um pouco mais de brilho ao carácter do bicho; um switch Bass Focus para reforçar os graves; um trio de pontos de teste de polarização externa; o loop de efeitos em série, para uma fácil integração na pedaleira; e finalmente o switch Master Volume Assign e as entradas para os pedais. Dentro do chassis, encontramos um quarteto de válvulas 12AX7 no pré-amplificador e um par de válvulas de potência 6L6.
A versão lunchbox do VX Kraken MKII tem um preço de $1,549 (dólares) e a versão enclausurada em madeira chega aos $1,699. Qualquer uma das versões vem acompanhada de gig bag. Mais detalhes na Victory Amps.