Vøidwomb

Vøidwomb, Metempsychosis

“Spiritual Apotheosis”, o álbum de estreia dos Vøidwomb, pretende ser um exercício de compreensão da escuridão e o sacrifício de si próprio para alcançar a transcendência. O single “Metempsychosis”, uma barragem de fogo e blast beats, introduz o álbum que a Avantgarde Music edita no dia 26 de Abril de 2024.

Oriundo de Viana do Castelo, Portugal, o black/death metal dos Vøidwomb foi criado para dar expressão às ideias de M.S.Void (voz) e dos irmãos de sangue Noctvs (bateria) e F.S (baixo). Este último convidou Lord (guitarra) para se lhes juntar. Após um único ensaio, sentiram a necessidade de dar mais corpo ao som da banda e Fractal (guitarra) entrou para fechar círculo.

A primeira criação foi o EP “Altars of Cosmic Devotion”. Com um fluxo algures entre o serpentino e o marcial, com o seu pulso obsidiano paciente e preciso, mas nunca estéril, o quinteto evita muito do desleixo e da falta de rigor do black/death actual através de uma abundância de riffs que remetem para o início dos anos 90, mais especificamente as gravações clássicas dos Morrisound.

Na sanguinária final do Wacken Open Air Metal Battle, no dia 24 de Abril de 2024, depois de se terem apurado entre as bandas que disputaram as semi-finais, vão estrear o álbum “Spiritual Apotheosis” – uma obra de atmosfera ameaçadora e dissonâncias perturbadoras sobre uma barragem impenetrável de blast beats. Oficialmente, a histórica editora italiana AVANTGARDE MUSIC (que já trabalhou com nomes como Behemoth, Mayhem, Katatonia, Carpathian Forest, entre outros), lança o disco no dia 26 de Abril.

1. Exordium 2. Metempsychosis 3. Black Putrescence 4. Liberation 5. Interludium 6. Vesselvoid 7. Azoth 8. Coagulation 9. Epilogue

Com este lançamento, as ambições dos Vøidwomb tornam-se ainda maiores. Para a sua nova editora e para a banda, existem expectativas de que este trabalho implique o “salto” que permita uma afirmação definitiva no panorama da música extrema nacional e além-fronteiras. Misturado e masterizado por Diogo Santana nos Noise Portrait Studios, com uma pintura de capa do prolífico artista Daniel Hermosilla (Nox Fragor Art), o álbum de estreia dos Vøidwomb é um disco sobre a compreensão da escuridão e o sacrifício de si próprio para alcançar a transcendência.

O single de apresentação do álbum, “Metempsychosis”, pode ser disparado no player seguinte e “Spiritual Apotheosis” já se encontra disponível em pre-order nos seus vários formatos.

A fotografia dos Vøidwomb, que abre o artigo, é do Ricardo Silva.

Leave a Reply