VERME

Wacken Open Air Metal Battle 2024: As Bandas Eleitas

Spiralist, Neuropsy, Voidwomb, Alpha Warhead, Law Of Contagion e Verme formam uma das mais bagaceiras colheitas (no melhor sentido possível) a participar no Wacken Open Air Metal Battle. As bandas sobem a palco nos dias 15 e 16 Dezembro de 2023, no DINAAMO Barroselas, para decidir as que se apresentam na final, no SWR 2024.

Após a pausa sabática de rotatividade da Wacken Open Air Metal Battle, Portugal regressa à competição já nos próximos meses para eleger o representante nacional no colossal festival Wacken Open Air. A prova de fogo será no SWR Barroselas Metalfest, onde no primeiro dia de festival e segundo comunicado de imprensa, «será coroado o Rei disto tudo». As bandas interessadas em participar na competição tiveram oportunidade de se inscrever até ao passado dia 10 de Novembro de 2023.

A selecção de bandas para as classificativas da Wacken Open Air Metal Battle 2024 foi anunciada a 15 de Novembro 2023, no site oficial do evento: Spiralist; Vectis; Voidwomb; Alpha Warhead; Law Of Contagion e Verme. Já no final do mesmo mês houve um ajuste, os Vectis foram substituídos pelos Neuropsy. Pela ordem que surgiam no cartaz na sua primeira forma (acrescentando os Neuropsy no final), aqui fica uma síntese do percurso de cada uma das bandas presentes nas classificativas do Wacken Open Air Metal Battle 2024…

O que começou como uma purga emocional catártica e isolada como forma de escapar de um surto de depressão em 2016, cresceu e tornou-se algo mais. Desde os lançamentos independentes de “Nihilus” (primeiro álbum completo) e o EP “The Church Dyed Black” até ao mais recente EP “he Future”, Spiralist passou de um projecto one-man-band a um ensemble mais tradicional. “ETERNAL RECURRENCE”, o segundo LP, é uma continuação temática de “Nihilus”. Enquanto o primeiro álbum retratava a rendição inescapável à depressão, este novo trabalho reflecte sobre o processo cansativo de recuperação, a natureza cíclica da depressão e a aceitação, colocando elementos de Rock Progressivo, Jazz e música Electrónica num caldeirão que já incluía o Industrial, Post-Metal e Hardcore Punk.

Para os Vectis tudo «começou por volta de Novembro de 2018, quando eu e o Gustavo nos decidimos juntar e fazer um pouco de barulho a ver o que podia sair dali», explica Zé, aka Hellkrätus, baterista do grupo. Gustavo, também Sadistik, ficou com voz e guitarra. Mais tarde chegou Daniel, Bloodthirster. Ainda como trio, gravaram a maqueta “The Executioner”, sendo «o Gustavo a gravar o baixo de todas as faixas», com isto veio a «urgência maior em completar a banda». No ano seguinte, chegou o EP “No Mercy For The Weak”: «Um black thrash sujo, aliado à velocidade de uma guitarra sempre a varrer com os solos desumanos». Sodom, Venom, Bathory, Nifelheim, Desaster, Cruel Force, Nocturnal são uma grande influência. 

Oriundo de Viana do Castelo, Portugal, o black/death metal VØIDWOMB foi criado para dar expressão às ideias de M.S.Void (voz) e dos irmãos de sangue Noctvs (bateria) e F.S (baixo). Este último convidou Lord (guitarra) para se lhes juntar. Após um único ensaio, sentiram a necessidade de dar mais corpo ao som da banda e Fractal (guitarra) entrou para fechar círculo. A primeira criação foi o EP “Altars of Cosmic Devotion”. Com um fluxo algures entre o serpentino e o marcial, com o seu pulso obsidiano paciente e preciso, mas nunca estéril, o quinteto evita muito do desleixo e da falta de rigor do black/death actual através de uma abundância de riffs que remetem para o início dos anos 90, mais especificamente as gravações clássicas dos Morrisound.

Diogo Garcia (guitarra), Pedro Silva (baixo), Pedro Peralta (bateria) e Diogo Pereira (guitarra e voz) são os Alpha Warhead. A banda da Margem Sul está a dar os seus primeiros passos e, embora a sua discografia seja bastante curta, é amplamente promissora. Os temas demo – “Code Red” e “Fuel To The Fire” – são dinamicamente vigorosos e fogosamente propulsivos, com progressões desenvoltas dentro da velha guarda thrash metal. O LP de estreia está para breve e certamente será nuclear nestas eliminatórias da Wacken Open Air Metal Battle.

Após o lançamento de “Woeful Litanies from the Nether Realms” (que revemos num dos volumes das Pérolas Imundas do Underground), os Law Of Contagion apresentaram em 2022 o imensamente virulento “Oecumenical Rites for the Antichrist”. Tendo estado envolvido no underground durante décadas gravando com várias bandas bem conhecidas, Ishkur optou por evocar a sua própria visão pura de ladainhas Luciferianas para soar como o único membro do projecto. O resultado é um Occult Black / Death Metal soberbamente sombrio e obscuro com um ritmo rocker. Um som escuro e cavernoso fortifica esses pressupostos. Ostentando uma sombria aura old school, o álbum possui uma densidade na veia clássica de nomes Beherit, Mysitfier, Root, Mortuary Drape, Necromantia e Mayhem da era “De Mysteriis…”.

Activos desde 2015, o crust d-Beat porcalhão e carregado de negrume ao qual misturam diversas inspirações do punk ao metal é absolutamente arrasador. A escassez de palavras não significa qualquer menosprezo pela banda, antes profunda admiração. E podem ter a certeza que vão ser sovados no segundo dia das classificativas da Wacken Open Air Metal Battle. Excluindo um single em 2020, o EP “MMDCCC” é a mais recente descarga de uma discografia que podem apreciar no Bandcamp oficial dos Verme.

A história dos Neuropsy ficiu ensombrada no dia 9 de Setembro de 2022, quando Fábio Abenta, o vocalista dos Neuropsy, faleceu em circunstâncias trágicas. O músico, natural de Setúbal, tinha apenas 31 anos e a sua vida confundia-se com a da banda. Nascido a 11 de Novembro de 1991, o músico esteve presente nos Neuropsy desde os primeiros passos do grupo, em 2016. Desde então, participou nas gravações do EP de estreia “Plagues Ov Egypt”, de 2017, e do álbum “Surpassing Rational Comprehension”, editado no ano seguinte. O mais recente registo do quarteto — cuja formação fica completa com Jorge Leitner no baixo, João Martins e Flavio Kebras nas guitarras — intitula-se “Vivisection Of The Demented” e foi lançado em pela independente britânica DyMM P&M. As classificativas da Wacken Open Air Metal Battle 2024, são um manifesto da força que a banda procura recuperar.

As classificativas da Wacken Open Air Metal Battle estão marcadas para os dias 15 e 16 Dezembro de 2023, no DINAAMO Barroselas e a final nacional, como referido, decorre a 24 Abril de 2024, no dia 0 do SWR Barroselas Metalfest 24. A final internacional tem lugar, obviamente, no Wacken Open Air, que acontece de 31 Julho a 3 Agosto de 2024, em Wacken, na Alemanha.

A foto dos VERME (que abre o artigo) é do Ricardo Jorge Pereira.

Leave a Reply