A reputadíssima marca de componentes de guitarras e baixos eléctricos Wilkinson Hardware inaugurou um website especializado que oferece a músicos e luthiers a possibilidade de comprar produtos directamente online.
É como descobrir o tesouro num mapa de piratas, mas sem complicações legais. Destacam-se no novo website da Wilkinson Hardware produtos da Wilkinson Pro Series, Anniversary Series, R Series e Platinum Series, entre uma enorme gama de componentes de guitarra incluindo vibratos, wrapovers, hardtails, pontes especializadas, saddles e pickups. A Musicradar conversou com Rick Lowe, da Wilkinson, sobre este novo conceito. «A ideia do website é dar a conhecer às pessoas o que fazemos. Sentimos que era realmente importante ter algo exposto que permitisse às pessoas saberem. Até aqui, a Wilkinson não tinha presença na web, principalmente porque muitos dos produtos passavam pela distribuição».
Esta “expansão” está directamente relacionada com a ascensão de Kate Wilkinson, filha de Trevor Wilkinson, à posição de CEO da empresa. Há uma nova orientação na empresa e está toda a gente cheia de expectativas em relação ao futuro, garante Lowe. firma foi levada numa direcção diferente e estamos ansiosos pelo futuro, que acrescenta, a respeito do fundador: «O Trevor ainda está muito presente, mas o seu papel é mais no design e na invenção – por outras palavras, naquilo em que se sente mais à vontade».
A carreira de Trevor Wilkinson na concepção, construção e fabrico de guitarras remonta a algumas décadas atrás. Em meados dos anos 80, o inventor colaborou com a Fender no Roller Nut. Incorporado no design Strat Plus, esta maravilha de engenharia valeu-lhe muitos elogios em toda a indústria – Jeff Beck ainda usa o design original de Wilkinson. Pouco depois, foi lançado o inovador vibrato VS100N. Hoje em dia, esta unidade – juntamente com os outros vibratos Pro Series VSVG e VG300 – é fabricada pela Gotoh.
«O número de empresas com as quais Trevor esteve envolvido é notável. Ele continua a trabalhar com a Harmony Musical Instruments, na Índia, e eles estão a produzir guitarras para uma variedade de marcas. Para além de ajudar outras empresas, o Trevor ainda está fortemente envolvido na concepção de novos produtos. Há muitas coisas a acontecer connosco em termos de novos produtos e artistas», refere Lowe, para citar alguns exemplos: «Pete Thorn acabou de publicar uma opinião sobre o novo WVS130-2P, que é provavelmente o nosso vibrato mais popular neste momento. Tem sido realmente bem sucedido porque resolve muitos dos problemas que as pessoas têm com a estabilidade de afinação. O vibrato da Year One Series, o WVS54, é uma reprodução autêntica da ponte original [1954 Fender Stratocaster], incluindo os métodos envolvidos no seu fabrico. E o mesmo pode ser dito sobre os nossos pickups da gama R».
Neste particular e com o objectivo de competir com os construtores de pickups de elite, o novo website da Wilkinson apresenta uma gama de produtos de conceito vintage, incluindo single-coils estilo Stratocaster e Telecaster, bem como unidades inspiradas em modelos P-90 e PAF. Uma vez mais, Lowe cita exemplos concretos e bem à altura dos elevados padrões do hardware Pro Series da Wilkinson, nomeadamente os PUs R Series, que são concebidos de acordo com os requisitos de certas eras e tendo em mente músicos específicos. Assim, existem estilos diferentes dos anos 50, 60 e 70 disponíveis. «O humbucker Caliber 5761, por exemplo, é uma reprodução autêntica do clássico humbucker PAF, concebido por Seth Lover nos finais dos anos 50. É tipicamente aquilo que o Trevor observa e o que quer desenvolver. Este pickup é fabricado de uma forma muito particular e, como os originais, as suas bobinas são mergulhadas em verniz».
Ainda que o hardware da Wilkinson seja sobejamente aclamado pelos seus padrões de consistência e alto desempenho, um caminho que vai sendo seguido nos pickups, a marca tem conseguido manter os seus custos bastante realistas, desde o seu início. O que, ao contrário do que pensam muitos imbecis nos quadros administrativos das grandes empresas, aumenta o respeito e consideração pelo produto. Lowe confessa, com orgulho: «É um equipamento a bom preço, que é algo com que Wilkinson se preocupa muito. Conseguimos criar produtos que são acessíveis, bem como totalmente funcionais. Um bom exemplo disso é a gama Vintage de guitarras eléctricas da JHS, que foi criada por Trevor».
Trevor Wilkinson é reconhecido na indústria como um dos gurus no universo da guitarra eléctrica e sente-se como peixe na água a trabalhar nos bastidores, fazendo o que faz melhor. Por isso, poderá ser mais desconhecido pelas massas. «O Trevor não é um desses tipos que quer estar na primeira página de uma revista. Está muito orgulhoso do que fez, mas não sente a necessidade de o gritar dos telhados. Esperemos que o novo website ajude com isso [maior reconhecimento]!», remata Lowe. Por aqui, sendo orgulhosos donos de uma estupenda e elegante Vintage V100, também esperamos que sim.
Para visitarem o catálogo da Wilkinson Hardware, entrem no novo website AQUI. A página oficial no Facebook está disponível neste link. A foto de entrada é de Jennifer Lees.