A Lendária “Monkey” SG de Iommi

Através de reverse engineering, a Gibson trouxe de volta uma das mais lendárias guitarras do heavy metal. Com a sua “Monkey” SG Special modificada, Tony Iommi construiu os riffs da primeira década dos Black Sabbath.

O reverse engineering é uma tendência crescente na reconstituição de guitarras históricas e a Gibson anunciou o recurso a esse técnica para recriar a lendária “Monkey” SG Special de Tony Iommi. Este fortemente modificado modelo de 1964 do “Iron Man” foi usado em todos os álbuns dos Black Sabbath na década de 70. Ou seja, desde o homónimo disco de estreia até “Never Say Die!”, após o qual Ozzy abandonou a banda e assim se desfez o lineup clássico dos fundadores do heavy metal.

A versão Custom Shop da guitarra teve uma edição extremamente limitada. 25 modelos sinistros e 25 modelos destros. Cada um reproduzirá meticulosamente o desgaste do acabamento, após saturado trabalho da Gibson Custom Shop. O autocolante do macaco violinista que motivou a alcunha da guitarra também está, naturalmente, reproduzido. Enfim, tratam-se de réplicas exactas da original, desde as especificações, mods e construção original de ’64. Entre os quais, a alterada stop tailpiece e os lendários pickups de potência reduzida (construídos artesanalmente no Reino Unido, por um aprendiz do falecido John Birch). Se são uns hereges que não sabem nada sobre esta guitarra que moldou a ferro a música rock (Deus tenha piedade de vós), podem ver mais detalhes no site oficial de Tony Iommi.

Cada guitarra está acompanhada de uma réplica do cordão com a cruz que Iommi usava, tal como da cinta de guitarra em cabedal do guitarrista e ainda uma réplica de uma caixa SG da década de 60. Tony Iommi deixou algumas palavras sobre esta iniciativa. «Recentemente, fui convidado pelo Cesar e JC para ir a Nashville, devo dizer que se mostraram muito entusiasmados», disse o Riff Lord. «Tive a oportunidade de visitar as fábricas, conhecer as pessoas que ali trabalham e ver quanto se dedicam. As guitarras Gibson subiram um milhão de degraus, com a nova equipa a mostrar-se totalmente comprometida, algo que há muito estava ausente da Gibson. Ninguém os poderá parar, o que é excelente para todos nós guitarristas».

Essa réplica fidelíssima é um sonho impossível para os comuns dos mortais. Por isso, a marca apresentou agora um modelo Gibson USA inspirado nesse unicórnio. Oferecido em Vintage Cherry, o modelo Iommi SG Special tem corpo e braço em mogno, uma escala em rosewood indiano com incrustações em acrílico e 22 trastes médio jumbo. Tal como os modelos SG da época, tem um perfil de braço arredondado e bem maciço, para terem algo bem sólido a que se agarrar enquanto tocam riffs paquidérmicos de doom metal.

Existem algumas diferenças significativas entre os modelos da Custom Shop e os USA. Para começar, não há tratamento relic nos acabamentos nem orifícios de routing sob a ponte. Se a réplica da Custom Shop está equipada com um conjunto de afinadores Schaller M6, o modelo americano tem um conjunto de Grover Rotomatics, com botões de estilo contemporâneo. A Custom Shop “Monkey” tem um grande pickguard biselado, enquanto este novo modelo possui um normal de várias camadas. Os pickups também são diferentes e o John Birch “Superflux” e John Birch P-90 deram lugar a um par de P-90s com revestimento cromado e envasamento em cera para ajudar a domar o feedback. Os botões de controlo Black Witch Hat prateados permanecem, no entanto, e aqui surge um circuito de controlo típico da Gibson USA, com ligação manual com condensadores orange drop normais, e a configuração de dois votões de volume e dois de tone, além do switch de três posições.

Uma coisa que distingue as SGs de assinatura de Iommi das outras no catálogo Gibson de 2021 são as pontes wrap ajustáveis. E, claro, o autocolante “Monkey” que, no caso do modelo da linha de produção USA, está incluído na caixa, caso se pretenda completar o visual da Iommi ou não ir tão longe. Por curiosidade, a SG tornou-se a guitarra dos primeiros álbuns de Sabbath após as modificações que Iommi se viu obrigado a fazer-lhe, depois da sua Stratocaster ter dado o berro durante as sessões do homónimo álbum de estreia da lendária banda britânica.

Podem conhecer mais da história da guitarra no vídeo em baixo. Para mais detalhes sobre este novo modelo ’64 SG Special de Iommi (disponível para destros e canhotos), visitem a Gibson.

Um pensamento sobre “A Lendária “Monkey” SG de Iommi

Leave a Reply