A cimeira underground Apostles Of The Eternal Fire vai estar de regresso para a sua quarta edição em 2023. Nos dias 24 e 25 de Fevereiro de 2023, os nacionais The Ominous Circle, os Pestifer e os Law Of Contagion, juntam-se às lendas do death metal Dead Congregation para dois concertos a decorrer no RCA Club e no Hard Club, em Lisboa e no Porto, respectivamente.
Considerados já uma das bandas incontornáveis no que toca ao death metal no contingente nacional da música mais extreme, os The Ominous Circle conquistaram um número muito significativo de admiradores, a nível nacional e a nível internacional, com a demolidora estreia “Appaling Ascension”, de 2017. No Volume III da nossa rubrica Pérolas Imundas do Underground, debruçamo-nos sobre o disco…
As identidades ocultas revelam músicos que, em “Appalling Ascension”, criaram um álbum com um peso sonoro esmagador e um ritualismo que percorre estéticas do brutal death metal, passando pelo sludge, até ao black metal. Em 2017, com o selo 20 Buck Spin na América do Norte e Osmose Productions na Europa, The Ominous Circle criaram um dos discos do ano e da última década dentro das sonoridades extremas. Muitas vozes refereriam-se a este álbum apontando a sombra dos Morbid Angel. Também afinamos esse diapasão, acrescentando que a banda nacional acrescenta ao death das lendas norte-americanas um manto negro de sub frequências que envolve o seu som com tremenda densidade atmosférica. Destaca-se a tempestade de blast beats de “From Endless Chasms”, o groove gigantesco de “Poison Fumes” (favorita pessoal), os solos de guitarra demoníacos de “As The Worm Descends” e a unidade da banda através das várias dinâmicas que se cruzam nos temas ao longo de todo o álbum. No final de 2021, a banda deixou uma mensagem críptica nas suas redes sociais: «Brewing in the pits, darkness awaits».
De facto, está na altura de novas trevas lovencraftianas e, após um longo período de silêncio, os músicos nortenhos voltaram ao activo já este ano com demolidoras actuações no Vagos Metal Fest e no Al-Metal Fest. No arranque de 2023, voltam a servir a sua abordagem enigmática e avassaladora em dose-dupla. Não menos corrosivos, refere a malta da LOUD!, os Dead Congregation são uma das mais veneradas propostas do actual revivalismo OSDM e, oriundos das ilhas gregas, trazem na bagagem os muito aplaudidos álbuns “Graves Of The Archangels” e “Promulgation Of The Fall”. O mais recente lançamento da banda foi o EP “Sombre Doom”, editado a 22 de Outubro de 2016 pela Martyrdoom Productions.
Foi em 2020 que surgiu “Woeful Litanies From The Nether Realms”, o primeiro álbum deste projecto nacional de black metal. “Oecumenical Rites For The Antichrist”, o novo longa-duração de Law Of Contagion chegou no dia 18 de Março. O disco teve a bateria gravada nos Hanuman Studios por Bruno Silva, com as restantes captações a serem feitas nos Nihil Studios. Naturais da Invicta, os Pestifer espalham os miasmas do seu death metal desde o início deste milénio. O álbum “Execration Diatribes” é um manual de como fazer deah tradicional, com guitarras à Sinister, Immolation ou Cryptopsy.
Os bilhetes para ambos os concertos do Apostles Of The Eternal Fire IV custam 20€ até ao final de 2022, sofrendo depois um incremento de cinco paus, e já estão disponíveis em BOL.pt e nos locais habituais.
