Last Hope, Deadly Mind, Fear The Lord, Viciously Hateful, Clericbeast, BØW e Unexist num pungente cartaz de hardcore. Terror On Tha Southside, um concerto da SharkAttack, Hurricane Booking e da Hell Xis, tem lugar dia 29 de Janeiro na Cine Incrível, em Almada.
A Sharkattack e Hurricane Booking, com o apoio da Hellxis apresentam uma Matiné Hardcore a começar o ano com 7 bandas a espalhar o terror na mítica sala Cine-Incrivel em Almada. Em maior destaque estão os Last Hope, powerhouse do punk hardcore da Margem Sul. A banda é, de resto uma das pioneiras da sigla sónica MSHC. A bio é narrada pela própria banda: «Os Last Hope surgem nos anos 90 (1992), com o objectivo único de tentar passar uma mensagem de revolta e inconformidade sobre todas as situações de injustiça com que nos deparávamos. Inicialmente, não encarámos o respectivo processo de uma forma muito séria, mas devido ao retorno que recebemos por parte de quem se sente identificado com a mensagem, assumimos que tínhamos algo a dizer e a fazer para tentar ajudar a inevitável mudança.
Em 1993, lançámos a nossa primeira promo, intitulada “Merry Christmas Motherfuckers”, com 6 temas. Foi uma edição em K7, e deu-nos a oportunidade de nos mostrar ao público em geral, particularmente na nossa MS. Em 1995, mostrámos ao público o CD single, intitulado “Heart Core” e tratou-se do nosso primeiro registo digital e com vontade de demonstrar algum profissionalismo e qualidade. 1998 foi o ano que realmente consideramos crucial para os Last Hope, com o lançamento do álbum “Spirit of Unity”. Achamos que a partir desse momento, as pessoas começaram a encarar a nossa banda de uma forma séria, tendo em conta que aquilo que fazíamos era bastante real e descomprometido.
“Our Second Generation” foi o álbum que se seguiu com registos bastante rápidos e pesados, onde continuámos a nossa senda de concertos por todo o país e a demonstrar a nossa vontade e força de mudar. Em 2008, surgiu o álbum “Continuar a Acreditar” (único registo totalmente em português), onde uma vez mais tentámos passar a nossa mensagem de uma forma directa, pesada e sem qualquer tipo de rodeios».
Editorialmente, a banda tem estado silenciosa. A ferocidade é mantida no palco. Os Deadly Mind, Fear The Lord, Viciously Hatefull, Clericbeast, BØW e Unexist, juntam-se ao cerco na cidade da Margem Sul.
Com fortes influências metalcore e deathcore, os Fear The Lord entram na segunda metade da sua primeira década de existência com dois EPs (“Crownbreaker” de 2017 e “South Scythe” de 2020) e o recente single “Tower Of God” como marcos discográficos. Formados em Janeiro de 2020, os Clericbeast lançaram a demo “Placeholder” em Abril de 2020 e estrearam o EP homónimo em Fevereiro de 2022.
Os Deadly Mind são uma grande referência do movimento hardcore da Margem Sul, completando este ano 25 anos de carreira. Têm andando a promover o recente “Recognize The Threat”. Apesar de uma actividade intensa quer na composição quer no número de actuações ao vivo, nunca surgiu a oportunidade de editar um disco até este ano. “Recognize The Threat” é composto por 10 temas com o forte cunho sonoro e característico MSHC presente da primeira à última faixa. Edição limitada a 300 cópias, em CD Digipack, com edição a cargo da HELL XIS.
Os Viciously Hateful são outra enorme promessa nacional. O seu trabalho de estreia, “Trust None” é um porradão de beatdown e hardcore, com tremendo groove low end. Os BØW e a sua demo de estreia estão em destaque nas páginas da ROMA INVERSA. Os Unexist.exe estão a dar os primeiros passos do seu stimulante crossover com o nu metal.
Quanto ao concerto, os bilhetes valem 10 paus. O início de hostilidades está marcado para as 15h. Podem consultar a página oficial do evento no Facebook.
