Besta, Terceiro LP em 2023

Ainda sem pomada nova para ouvir, os Besta anunciaram o título do seu terceiro álbum. “Terra Em Desapego” chega em 2023, via Lifeforce Records.

Apesar de ainda não divulgarem qualquer data de edição, os grindsters nacionais Besta revelaram o título do seu terceiro registo de longa-duração. Intitulado “Terra Em Desapego”, o disco vai ser editado num parceria entre a Lifeforce Records (que vai editar mundialmente o registo nos formatos CD, LP e digital), a Black Hole Productions (responsável pela edição brasileira em CD) e a Raging Planet (a cargo do lançamento em cassete limitada). Entretanto, a banda afiança que «mais detalhes serão divulgados em breve».

A LOUD! traça uma síntese biográfica dos Besta. Com vários lançamentos desde que surgiram em cena, corria o ano de 2012, partilharam palcos com bandas como os Eyehategod, Napalm Death, Cattle Decapitation, Crytopsy, Possessed, Obituary, Mantar ou Conan, para citar apenas algumas. Já fizeram várias digressões na Europa e também na América do Sul, sendo que, no currículo, contam também com uma série de aparições em festivais de renome, de que são bons exemplos o Obscene Extreme ou o Ressurrection Fest.

A formação actual do quarteto, que inclui elementos dos Sinistro e Redemptus, é composta por Paulo Rui na voz, Paulo Lafaia na bateria e Ricardo Matias e Ricardo Correia nas guitarras. Será o primeiro disco com estes músicos, que já subiram a palco na ocasião em que mais recentemente os apanhámos ao vivo. Foi no SWR Feast, cuja análise e respectivo concerto podem ser recordados na reportagem da ROMA INVERSA ao festival minhoto.

O mais recente longa-duração de originais dos Besta, intitulado “Eterno Rancor”, foi editado a 15 de Março de 2019 e marcou o primeiro lançamento do grupo através da independente alemã Lifeforce Records. Torna-se distinto este disco por cristalizar uma progressivamente crescente consciência social que o grindcore da banda foi desenvolvendo nos últimos anos. Sonicamente, este álbum prossegue uma estética apegada aos padrões do género no final dos anos 80, sem grandes compromissos na atitude. É old-school, revestido de algum caparro extra de low end. Ou seja, groove à bruta no que respeita ao som e ao vigor de execução da banda, na qual se destaca o dinamismo instrumental e o facto da voz não ser uma espécie de one trick poney.

Um pensamento sobre “Besta, Terceiro LP em 2023

Leave a Reply