DinSync

DinSync, Réplica DIY do TR-808

Em homenagem à icónica drum machine da Roland, surgiu o kit DinSync RE-808 Rhythm Composer que preserva todos os parâmetros e groove originais (e pode funcionar como uma ferramenta de manutenção) da TR-808.

Em 2020, a lendária caixa de ritmos TR-808 chegou aos 40 anos de vida e a Roland assinalou a data com uma enchente de coisas boas para os fãs. Para começar, a publicação do mini-documentário (com o apropriado tempo de duração de 8:08) que detalha a utilização do aparelho em canções ao longo das décadas até às sequências de programação.

No final deste parágrafo, podes assistir ao filme que começa logo com clássicos como o “Planet Rock” de Afrika Bambaataa, estendendo-se a artistas e produtores tão abrangentes como Carl Craig e Jermaine Dupri. Vale a pena assistir, isto, caso queiras saber como é que estas estrelas usaram a TR-808 para criar as suas influentes batidas. Também foi publicada uma entrevista com o criador da TR-808, Tadao Kikumoto, e uma playlist com algumas das músicas mais conhecidas que envolvem esta incrível drum machine.

Portanto, há poucas dúvidas de que a TR-808 teve um grande impacto na indústria. Os seus sons característicos de bateria e pratos definiram géneros como rap, hip-hop e techno, e ainda não saíram de moda, sendo utilizados em inúmeras músicas de todos os estilos.

RE-808 Rhythm Composer DIY

Aqui chegados, a DinSync desenvolveu o kit RE-808 Rhythm Composer DIY, que permite construir de raiz e em modo DIY uma réplica do Roland TR-808. O kit RE-808 surgiu no âmbito da celebração do dia 808 (8 de Agosto), em 2021, e no seguimento do kit RE-909 que a DinSync criou no ano anterior para o dia 909 (9 de setembro). De acordo com a DinSync, o RE-808 é o resultado da desmontagem de um TR-808 e da criação de uma réplica idêntica.

«Ao contrário de qualquer outro clone do 808 no mercado, fomos um pouco mais longe», refere a marca. Em Novembro de 2020, a DinSync efectuou uma dissecação digital do CPU do TR-808, o que permite que um Pixie RE-CPU execute o código bruto do CPU do TR-808. Segundo a DinSync, isto vai além da reprodução dos aspectos analógicos, replicando perfeitamente os aspectos digitais e o sistema operativo.

Isto significa que os proprietários de unidades Roland TR-808 podem ter a sua máquina sob manutenção durante anos, graças ao facto de o Pixie RE-CPU eliminar a necessidade de chips CPU e RAM. A tecnologia também assegura que os utilizadores do RE-808 estão a receber o código original do TR-808, além da operação e groove de reprodução. «Este é um genuíno 808 para os entusiastas do século XXI», afirma a DinSync.

O RE-808 é fabricado a partir de peças sobresselentes intercambiáveis com as máquinas TR-808 originais, pelo que as máquinas antigas podem ser reactivadas e podem ser construídas novas máquinas. A DinSync também tornou o RE-808 agradavelmente acessível, por comparação com os valores praticados em revenda, com um preço nos $483 (dólares), embora seja necessário comprar um Pixie RE-CPU ou um clone BA662 separadamente. Além disso, estão disponíveis caixas e painéis laterais na Kumptronics.

Mais info em shop.re.303.com

Leave a Reply