O Universo Paralelo da Fender

A partir da última metade da década passada, a Fender Custom Shop passou a criar colecções anuais de edição limitada. Em 2018 chegou a Parallel Universe Series (com oito guitarras e um baixo). Foi das colecções mais aclamadas e por isso regressou dois anos depois, com oito novas guitarras. Vale a pena recordar os instrumentos.

Nos últimos anos, a Fender tem apostado em séries de edição limitada como as Magnificent Seven ou as 10 For 15, por exemplo. Em 2017, os modelos de edição limitada celebraram o 30º aniversário da Fender Custom Shop. Se há coisa que a gigante marca californiana sabe fazer bem é honrar o seu legado. No entanto, as colecções foram ganhando um cariz diferente, passando também a incluir propostas de design desafiantes. Em 2018, a colecção de modelos limitados foi a Parallel Universe. E, depois da Alternate Reality e devido ao sucesso dos designs de 2018, na NAMM 2020 foi apresentada a Parallel Universe 2.

Cada um dos anos Parallel Universe trouxe consigo oito guitarras e em 2018 houve também um baixo em colecções repletas de estranhas combinações e designs extremamente atraentes, obra da Fender Custom Shop, muitas vezes híbridos (na maioria com vários specs Strat) que passamos em revista.

2018

Para mais informação e specs, visitem o site oficial da Fender. Para os traços gerais, começando por 2018, façam scroll…

JAZZ TELECASTER | Sempre quiseram uma guitarra capaz de surf rock, jazz ou música country? Não queremos saber. Nada tira a pinta a esta guitarra. No som, temos dois PUs American Vintage ’65, com design dos single-coils Jazzmaster. O corpo em ash inrtegra um pickguard custom de 3 folhas e sistema de ponte e tremolo da American Professional Jazzmaster, com afinadores American Vintage.

★★★★★

TELE THINLINE SUPER DELUXE | Modelo que surge à boleia da mais recente assinatura de Eric Johnson. Inclui um par de PUs TV Jones Classic e os controlos tradicionais no design Tele Semi-hollow. O pickguard silver sparkle dá uma toque garboso a um visual old-school.

★★★★★

TROUBLEMAKER TELE | Corpo em mogno, com maple top. Acabamento lacado. Pickguard Cabronita. Os pickups são dois humbuckers, o Shawbucker 1T e o 2T, bobinados especificamente consoante a sua posição. Guitarra cheia de rugido e atitude. E a “cabeçorra” da era CBS…

★★★★★

STRAT-TELE HYBRID | Dizem as lendas que tudo começou quando o Slowhand, nos tempos de Blind Faith, colocou um braço Strat num corpo Tele. Este modelo segue essa tradição com um corpo Tele tradicional, mas com vários twists! Principalmente os três pickups Custom Shop ’69 Aged Strat e uma ponte tremolo sincronizada. O corpo é em ash e possui o design Comfort Contours de uma Strat. A Fender afirma que esta guitarra não é deste mundo e nós acreditamos.

★★★★★

AMERICAN ELITE NASHVILLE TELECASTER | Composta por alguma inovações, esta guitarra HSS combina versatilidade, pela tipologia de cada um dos PUs utilizados, e visual clássico num design híbrido Custom Contoured.

★★★★★

JAGUAR STRATOCASTER | A Fender pegou no sistema de switching Jaguar e somou-lhe o circuito electrónico de uma Stratocaster, tornando este num dos mais poderosos híbridos da gama. O 5-way swtich está acompanhado de thumbwheel para controlar o tone no pickup da ponte, enquanto os switches superiores permitem à posição 3 alternar entre o pickup do meio de forma singular ou juntar os três PUs ao mesmo tempo. Som e visual assassinos, com tudo o que nos faz adorar ambas as guitarras.

★★★★★

METEORA | Corpo em formato off-set e dois agressivos pickups Custom Shop Tele. A Meteora é tão visualmenteb estimulante quanto o seu som é propulsivo, desde sons limpos a rugidos de distorção. A guitarra caiu de tal forma no goto da comunidade musical que a Fender aproveitou para expandir a sua gama económica Player Plus, com guitarras e baixos eléctricos Meteora.

★★★★★

WHITEGUARD STRAT | Voltamos à fusão do twang Tele e o design ergonómico da Strat. A Magia por detrás da Whiteguard Strat está no par de pickups Fender Custom Shop ’51 Nocaster, donos do som clássico da marca.

★★★★★

’51 TELECASTER PJ BASS | Um instrumento que devia ser considerado para a colecção de qualquer baixista, extraído do coração do rock ‘n’ roll. O design clássico integra dois PUs Custom Shop – um single coil ’60s Jazz Bass (ponte) e o split-coil ’60s P Bass (meio) – controlados pelos concêntricos dual volume e master tone.

2019

Apresentamos os traços gerais de cada um dos instrumentos de 2019, já de seguida. Talvez sejam ainda mais arrojados. Para mais informação e specs, visitem o site oficial da Fender.

TROUBLEMAKER TELE DELUXE BIGSBY | Não há nada que possa dar errado com guitarras pretas e hardware dourado, algo perfeitamente evidente na Troublemaker Tele Deluxe Bigsby. A guitarra está equipada com Double Tap Humbuckers, desenhados pelo guru Tim Shaw, capazes de alternar facilmente entre o modo agressivo dos humbuckers para sons de single-coil (com circuito coil split) sem prejuízo de volume. Ponte Adjusto-Matic Bigsby instalada num corpo em mogno, mesma madeira do braço que possui escala em ébano. A Troublemaker Tele Deluxe sem o vibrato Bigsby não fica atrás no que respeita aos looks. Acabamento lacado Olympic White cruzado também com hardware dourado. As madeiras são as mesmas do modelo com Bigsby, mogno no corpo e braço (com raio de 12”) e escala em ébano com 22 trastes medium-jumbo. Os PUs também são os mesmos, tal como o controlo push-pull para separar os coils, que usam ímanes special alnico 4.

★★★★★

STRAT JAZZ DELUXE | O nome é esclarecedor quanto ao design. Corpo Jazzmaster com braço Stratocaster. O corpo possui tampo em figured maple, com acabamento Transparent Faded Seafoam Green.  O braço em rosewood possui escala com um raio 9.5” e 22 trastes narrow tall. Vale a pena salientar a ponte de dois-pontos American Pro e os PUs Texas Special, inspirados em Stevie Ray Vaughan.

★★★★★

MAVERICK DORADO | É um dos modelos mais obscuros na história da Fender. Foi originalmente estreado em 1969, numa tentativa de reabilitar stock inutilizado de fábrica, o equivale a dizer que as guitarras eram construídas com sobras das gamas Electric XII e Mustang. Este modelo está muito longe desses “trapos remendados”. A Maverick Dorado possui humbuckers Tim Shaw Filter’Tron, Adjusto-Matic  com Bigsby B50 Vibrato Tailpiece, braço “60s C” e escala em ébano. É o modelo Parallel Universe II com mais opções de acabamento: Ultrabust, Mystic Pine Green e Firemist Gold.

★★★★★

SPARK-O-MATIC JAZZMASTER | Aí está uma bela ideia. Uma Jazzmaster com um extrazinho. O corpo é composto por três peças, com o núcleo em mogno e as laterais em ash (com câmaras de ressonância). Este corpo sonoro é captado por um conjunto de uma tripla de mini-humbuckers Seymour Duncan SM-1N e SM-3B, com revestimento cromado. Outras características incluem ponte American Pro, braço em maple com perfil C e escala 9.5” em rosewood. O acabamento é um Sunburst de três tons. Como todos os outros instrumentos Parallel Universe, vem acompanhado de um estojo rígido.

★★★★★

JAZZ STRAT | Outra fusão entre os designs Strat e Jazzmaster, neste caso com o corpo da primeiro e restantes elementos da segunda. Se são adeptos de visuais retro, vão ficar de barriga cheia, até pelo acabamento em verniz Mystic Surf Green. Portanto, braço, ponte vibrato e PUs de uma Jazzmaster (single-coils Pure Vintage ’65), mais pickguard Decoboom Streamline Pinstriped e botões rádio em alumínio. Corpo em alder, claro, e escala em rosewood.

★★★★★

TELE MÁGICO | A Tele Mágico é, provavelmente, a Tele mais modificada que a Fender já concebeu. Está disponível em Transparent Daphne Blue ou Transparent Surf Green, num corpo Thinline com madeira swamp ash e braço and flame maple. Para lá de boutique! Foi desenvolvida com o dedo do Master Builder Ron Thorn. Escala com 21 trastes médio-jumbo, um par de pickups Fender Gold Foil (design custom), pickguard do modelo Cabronita e ponte Tele 3-saddle. Mágica!

★★★★★

UPTOWN STRAT | Pode parecer o modelo mais normal na nova colecção, mas tem muito que se lhe diga. A Uptown Strat possui corpo em mogno provindo das Ilhas Fiji (algo mais usual em guitarras de design Les Paul), equipado com um par de humbuckers Double Tap e todo o enorme espectro sonoro que podem esperar dessas unidades. O braço é em mogno, com um raio 9.5”. 2-point Synchronized Tremolo System e controlos de volume e tone individuais para cada pickup. Se há muito procuras uma Strat com um visual distinto e um rugido feroz, talvez valha a pena pensar neste modelo que, a valer dois mil paus, nem é assim tão caro…

Leave a Reply