Fender expande a gama Player Plus com guitarras e baixos Meteora, o apelativo design retro-futurista que se viu pela primeira vez na Parallel Universe, colecção de edição limitada da Custom Shop.
Estávamos em 2018 e a Fender Player Series veio tornar-se a substituição directa da extinta gama Standard. Não confundir com a extinta gama American Standard, substituída pelas American Professional. Estas são as guitarras mais acessíveis construídas em Ensenada, na Baixa Califórnia, no México. Já em 2020, a gama recebeu cinco novos modelos, incluindo actualizações aos modelos Mustang e Duo-Sonic e um novo Mustang PJ Bass. Então, em Setembro de 2021, a Fender apresentou a nova gama Player Plus, uma linha de instrumentos voltada para o futuro, concebida, lê-se em press release, «para corresponder às características únicas dos músicos e criadores de hoje». Os instrumentos têm um preço a rondar os mil paus e apresentam alguns specs, acabamentos e pickups novos. Em vez de serem substitutos para os modelos da gama Player, os instrumentos Player Plus oferecem uma experiência de desempenho um pouco mais elevado.
As especificações comuns a todas as guitarras da gama incluem escala de 12”, com os trastes bem polidos nas arestas, e os single-coils Player Plus Noiseless. Vejamos as principais características e acabamentos disponíveis de cada um dos modelos no line-up…
Player Plus Stratocaster | Uma Stratocaster bem tradicional, à primeira vista. Há um vibrato de dois pontos de fixação e três pickups single-coil, no entanto, a guitarra esconde alguns apontamentos contemporâneos. O braço com perfil C tem um raio relativamente plano de 12”, em vez do raio tradicional da Stratocaster de 7,25”. Há também um sistema push-pull, no botão de tone, que permite adicionar o pickups do braço às posições um e dois, para um som mais parecido com a posição intermédia de uma Telecaster. Os acabamentos disponíveis são Three-Colour Sunburst, Olympic Pearl, Aged Candy Apple Red, Tequila Sunrise ou Opal Spark.
Player Plus HSS Stratocaster | Com especificações de hardware semelhantes às do modelo acima descrito, a diferença é o Humbucker Player Plus, na ponte. Este pode ser dividido com o sistema push-pull para sons clássicos de single-coil. Os acabamentos: Three-Colour Sunburst, Belair Blue, Cosmic Jade ou Silverburst.
Player Plus Telecaster | A Player Plus Tele apresenta os pickups Noiseless genéricos da gama, com o sistema push-pull que permite a sua operação em série ou em paralelo. A ponte Telecaster fixa é uma unidade six-saddle em aço. O braço da guitarra é também um moderno perfil C, com um raio de 12”. Acabado nas seguintes opções: Three-Colour Sunburst, Cosmic Jade, Silver Smoke e Aged Candy Apple Red.
Player Plus Nashville Telecaster | A Telecaster de Nashville segue o template Tele e acrescenta-lhe um pickup intermédio, permitindo alternar entre sons ao estilo Stratocaster, com sons mais tradicionais da Tele. O sistema push-pull funciona como na Player Plus Stratocaster, somando o pickup do braço às posições um e dois. Three-Colour Sunburst, Butterscotch Blonde, Opal Spark ou Aged Candy Apple Red.
Fender Player Plus Active Precision Bass | Apresenta-se com um novo conjunto de pickups Player Plus PJ, um single-coil Jazz Bass (na ponte) e um split P-Bass (no meio). O baixo tem um EQ activo e permite alternar a operação do circuito entre os modos activo e passivo, para melhor se adequar a diferentes estilos de tocar, cenários musicais e rigs. A sua ponte é uma Fender HiMass. Silver Smoke, Cosmic Jade, Three-Colour Sunburst ou Olympic Pearl são os acabamentos.
Player Plus Active Jazz Bass & Jazz Bass V | Possui um par de single-coils Noiseless Jazz Bass e, tal como o P-Bass, o seu EQ de pode funcionar operar nos modos passivo e activo. O braço o contemporâneo perfil C, com um raio de 12”. A ponte é também uma Fender HiMass Bass. A versão de quatro cordas está disponível em Three-Colour Sunburst, Olympic Pearl, Belair Blue ou Aged Candy Apple Red; a versão de cinco cordas em Three-Colour Sunburst, Cosmic Jade, Opal Spark ou Tequila Sunrise.
METEORA
Nos últimos anos, a Fender passou a apostar em séries de edição limitada como as Magnificent Seven ou as 10 For 15, por exemplo. Em 2017, os modelos de edição limitada celebraram o 30º aniversário da Fender Custom Shop. Em 2018, a colecção de modelos limitados foi a Parallel Universe que trouxe um modelo bem arrojado e que se tornou um enorme sucesso: a Meteora. Uma guitarra com corpo off-set e dois agressivos pickups Custom Shop Tele. A Meteora era tão visualmente estimulante quanto o seu som é propulsivo, desde sons limpos a rugidos de distorção. A recepção de que foi alvo promoveu um regresso na edição limitada de 2019, a Alternate Reality. Desta feita numa configuração de duplo humbucker. O sistema de controlos da Meteora HH era ainda bastante incomum, usando os potenciómetros de Tone para coil-splitting (através de sistema push-pull), além do switch que permite alternar o potenciómetro de volume entre ambos os pickups.
A guitarra caiu de tal forma no goto da comunidade musical que a Fender aproveitou para expandir a sua gama económica Player Plus, com guitarras e baixos eléctricos Meteora. A Meteora HH, de seis cordas, está a ser oferecida em Silverburst, Cosmic Jade, Belair Blue e 3-Tone Sunburst, enquanto o Active Meteora Bass chega em Opal Spark, Tequila Sunrise, Silverburst e 3-Tone Sunburst.


Tal como com as Telecaster e Stratocaster da gama, as opções da escala de 12” são o maple ou pau-ferro (consoante a cor), com os trastes bem polidos nas arestas, e os single-coils Player Plus Noiseless. Cada pickup tem o seu próprio controlo de tone, um master volume principal, um switch de três vias no heel e ainda um switch S1 para dividir as bobinas e aceder aos sons clássicos dos single-coils Fender. Os pots de metal serrilhado estão dentro da vibração contemporânea da gamas Player, ainda que o design Meteora – com a ponta de plástico branco envelhecido na alavanca de tremolo e nos aros dos pickups – tenha um apelo retro-futurista. Agora que a referimos, a ponte tremolo é sincronizada (dois pontos) e possui saddles em aço. Os locking tuners mantêm tudo “no sítio”.


O Active Meteora Bass assume uma forma semelhante à guitarra, mas torna-a mais longo, passando de uma escala de 25,5″ para uma de 34″. O corpo usa uma combinação semelhante de tone woods em alder/maple e os humbuckers tambão são os Fireball, com as versões dos baixos ligadas a um pré-amplificador activo que tem controlos para o master volume e um EQ de três bandas, com boost e cut, um potenciómetro para selecção de pickups e mistura de sons e um switch mini-toggle para alternar entre os modos activo e passivo. A sua ponte ajustável HiMass promete sustentação do som e solidez de afinação, com o acabamento numa mistura níquel/cromado. Os afinadores são open-gear.
Um pensamento sobre “Fender Player Plus & Meteora”