Gatecreeper

Gatecreeper Completaram o Terceiro Álbum

Depois de se terem estreado em Portugal, no Vagos Metal Fest, os Gatecreeper fecharam-se nos God City de Kurt Ballou e completaram as sessões de gravação do seu terceiro LP.

Os Gatecreeper acabaram de gravar o seu terceiro álbum e não hã adepto de death metal que não deva estar para lá de entusiasmado. O álbum novo inclui material, segundo a banda, que foi trabalhado com o baterista dos Dismember, Fred Estby, e foi gravado com o gearhead dos Converge, Kurt Ballou, nos God City. Sobre o foco do tão esperado disco, o vocalista dos Gatecreeper, Chase Mason, revelou numa entrevista em Outubro de 2022 que a banda estava realmente empenhada no novo material e que o seu EP “An Unexpected Reality” de 2021, com deambulações maioritariamente no grind e até no funeral doom, era um exercício de possibilidades, puramente experimental.

«Temos estado a trabalhar nele entre digressões», referiu Mason nessa entrevista. «Temos andado em digressão este ano mais do que alguma vez andámos, tipo ‘somos capazes de o fazer outra vez, vamos a isso’. Temos estado a trabalhar duro… Lançámos um disco na primeira semana de 2021. Veio a pandemia, por isso pensámos ‘oh, não podemos fazer digressões. Vamos só fazer um disco’. Foi um pouco uma experiência para nós, mas temos estado a trabalhar no nosso próximo álbum desde aí».

«Na verdade, começámos agora a programar a gravação, que decorrerá depois de terminarmos todas as digressões. Na primeira metade do próximo ano, vamos estar a trabalhar num novo disco. Vamos ter de nos manter firmes e estabelecer regras rígidas de ‘tudo bem, se alguém nos quiser levar em digressão durante os primeiros seis meses do próximo ano, isso vai acontecer e nós vamos ter de dizer não’. Vamos ter de fazer um novo disco. Temos estado a trabalhar nisso. Não tenho a certeza se será lançado no próximo ano, mas vamos definitivamente gravá-lo no próximo ano».

Os Gatecreeper estrearam-se em Portugal, no palco da Quinta do Ega, na 6ª edição do festival Vagos Metal Fest que decorreu em Agosto de 2023. A banda oriunda de Phoenix, Arizona, conta com dois álbuns de estúdio intitulados de “Sonoran Depravation” e “Deserted”, sendo que este último nos revela um lado mais old school do death metal. Ao vivo, dominam os palcos por onde passam e ninguém fica indiferente à sua presença e à sua sonoridade. E foi precisamente entre compromissos de agenda que foi moldado o terceiro álbum.

Então, no passado dia 30 de Agosto, a banda confirmou nas suas redes sociais que os trabalhos de estúdio estavam encerrados. Segue-se o planeamento de pós-produção e edição. Não há ainda datas de lançamento, mas se o disco não chegar aos escaparates no último trimestre de 2023, certamente chegará nos primeiros três meses de 2024.

Leave a Reply