Hamer 12 Cordas

O Hamer 12 Cordas & Jeremy

O raríssimo Hamer 12 cordas, o baixo custom de Jeff Ament, fundamental no início e no álbum de estreia dos Pearl Jam e, particularmente, em “Jeremy”.

Foi ainda antes da formação dos Pearl Jam que a Hamer construiu um modelo custom para Jeff Ament. Um peculiar baixo de 12 cordas. O instrumento tornou-se notório depois, já nos Pearl Jam, pelo seu papel em “Ten” e num dos maiores clássicos da década de 90: canção inspirada na vida do adolescente Jeremy Wade Delle, que se suicidou na escola, em frente da sua turma, no Texas. O tema escrito por Ament foi regravado nas sessões de estúdio de “Ten”, com o violoncelo no final e com o baixo Hamer de 12 cordas. Ament usaria ainda esse instrumento nos temas “Deep” e “Why Go”.

Apesar de lendário, com o poder dos EMG activos e aquele enorme tamanho dos graves e densa ressonância das cordas de harmonização, o modelo nunca entrou em linha de produção, tendo sido especificamente feito para o baixista dos Pearl Jam. Há apenas algumas unidades dispersas pelo globo (não mais que 5), incluindo a de Jeff Ament. No final dos anos 90, a Hamer construiu, por encomenda, algumas réplicas, mas essas unidades eram construídas com diferenças notórias na escala – sem os inlays boomerang e com rosewood de casta diferente (menos nobre).

As cordas do Hamer 12 cordas são conjuntos específicos para baixo de, passe a redundância, 12 cordas. Basicamente, as cordas de harmonização são cordas de guitarra. O princípio de afinação é o mesmo que o de um baixo de 4 cordas. Neste caso, cada corda dominante possui duas cordas de harmonização – habitualmente afinadas em oitavas.

Leave a Reply