A Emancipação de Hannah Jadagu

Depois de um período de incubação no Soundcloud, o EP de estreia de Hannah Jadagu não deixou indiferente ninguém que o tenha ouvido. O seu primeiro álbum promete imenso. “Aperture” chega em Maio, via Sub Pop.

Acabada de sair do liceu, Hannah Jadagu lançou o seu EP de estreia “What Is Going On?”, uma colecção de faixas pop gravadas inteiramente num iPhone 7, que era, na altura, o modo de produção mais acessível para Jadagu. Uma abordagem fora do comum à criação musical e a capacidade instintiva de escrever ganchos melódicos inesquecíveis fizeram a gestação da intensidade de Jadagu. Num curto espaço de tempo, “What Is Going On?” confronta algumas das lutas mais urgentes da sociedade através da perspectiva compassiva da jovem compositora.

«Quero que as minhas canções sejam ao mesmo tempo super íntimas e ainda universalmente capazes de relação. Com o EP, muitas pessoas me disseram que as canções ressoavam nelas a um nível pessoal e é isso que eu estou sempre à espera», diz Jadagu.

No dia 19 de Maio, Hannah Jadagu (pron. juh-dah-goo) lançará “Aperture”, o seu primeiro longa-duração. Disponível nos formatos CD/LP/CS/DSPs em todo o mundo, possui o selo Sub Pop. O álbum de 12 canções, que incluem “What You Did”, “Lose”, “Admit It” e “Say it Now”, foi co-produzido por Jadagu e Max Robert Baby, nos Greasy Studios Paris, misturado por Marcus Linon e masterizado por Dave Cooley no Elysian Mastering. Os pre-orders podem ser feitos no site oficial da Sub Pop.

Enquanto o seu EP de estreia, o exclusivamente digital “What Is Going On?” era pesado em reverberação por camadas, fazendo com que os vocais de Jadagu se sentissem “introvertidos”, ela adoptou aquilo a que chama uma abordagem mais «íntima, de perto» enquanto gravava a sua voz para este trabalho.

Os resultados dessa experimentação podem ser comprovados no estimulante single “What You Did”, uma descarga sanatória de acusações contra o sujeito anónimo no título da canção. A estridência estática e a agressividade das guitarras suavizadas pela tranquilidade de Jadagu enquanto ela canta: «Act like it’s best if we make amends, but I don’t wanna talk to you again». Dispara o vídeo oficial de “What You Did”, realizado por Leia Jospé, no player seguinte.

Um pensamento sobre “A Emancipação de Hannah Jadagu

Leave a Reply