Hell Xis @ Circuito Malmandado

É um daqueles autênticos adeptos against modern football e o fervor anti-sistema de Emanuel Lameira levou-o a inaugurar a Clockwork Store e, cerca de uma década depois, a sua promotora e editora, a Hell Xis. Conheçam mais sobre a história e filosofia da Hell Xis e do seu fundador em entrevista do Circuito Malmandado.

O Circuito Malmandado é uma plataforma digital gratuita que pretende documentar os processos de criação e identificar intervenientes da música independente em Portugal. Por aqui já apresentámos episódios dedicados a bandasa editoras e até a estúdios, casos do Hertzcontrol ou Arda Recorders. Em vários episódios, o Circuito aproveitou para visitar alguns locais de culto para verdadeiros melómanos, lojas de discos da vizinhança onde, fora dos catálogos massificados da grandes cadeias espalhadas pelo país, se pode encontrar aquele 7”, 10” ou 12” mais recôndito.

Uma delas, que aqui destacamos é a ClockWork Store em Lisboa, em Dezembro de 1994, que Emanuel lameira fundou pelos seus 17 anos. Na altura com outro nome e outro propósito, era a única loja da Península Ibérica dedicada à “cultura de bancada”, vendia exclusivamente roupa e acessórios para as claques de futebol. Por ser uma extensão de si, dos seus gostos e crescimento pessoal, foi-se transformando ao longo dos tempos no que é hoje. Uma loja de roupa e acessórios de art street wear, artigos de skate, discos em CD e vinil, merchandise de bandas nacionais e internacionais. Eclético, “de ouvido aberto”, tem ali um pouco de tudo o que chama os “derivados do rock”. De Social Distortion a Knuckledust ou 100 Demons, para dar uma ideia do largo espectro de géneros que pode encontrar. Mais o apoio a bandas nacionais, de que faz questão, sempre. Isso e a simpatia de quem tem a generosidade de manter um espaço de partilha do melhor que tem para dar.

Emanuel Lameira nasceu a 28 de novembro de 1975, tem um irmão com mais 12 anos e primos mais velhos que, assim manda a tradição, lhe incutiram o gosto pela música mais pesada que ouviam. Assim, as sonoridades das suas primeiras memórias incluem Ted Nugent, Ac DC, Deep Purple, Fran Zappa, Go Graall Blues Band ou UHF. Aos 11 assiste ao primeiro concerto internacional: Iron Maiden e WASP no Dramático de Cascais e dois ou três anos depois organiza um concerto na escola que frequentava no Pragal, Almada. Treze anos depois de ter aberto a ClockWork, a 27 de março de 2007, abre portas a promotora e editora discográfica HELL XIS AGENGY. Mais do que um negócio, uma escolha de vida, pela partilha de cultura, boa música e bons espetáculos. A promotora e a sua filosofia, que se funde com a de Emanuel, foram motivo para uma entrevista separada no Circuito Malmandado. Podem disparar no player seguinte…

2 pensamentos sobre “Hell Xis @ Circuito Malmandado

Leave a Reply