Construída por Ken Lawrence, “Carl” é a guitarra de James Hetfield que usa as madeiras resgatadas da demolição da garagem onde os Metallica ensaiavam no seu período mais áureo.
Existe uma garagem em Carlston que detém um sentimento muito pessoal para os membros de Metallica. Foi nesse mesmo espaço que os álbuns “Master of Puppets” e “Ride The Lighting” foram compostos e ensaiados vezes e vezes sem conta. A garagem foi demolida, entretanto, mas o novo instrumento de James Hetfield garante que o espaço não foi esquecido. A nova guitarra de James, baptizada “Carl”, foi construída por Ken Lawrence a partir de madeira previamente guardada por um amigo da banda. Totalmente personalizada, inclui várias referências sobre a história da banda. «Sabia que o Ken conseguia trabalhar com aquela madeira. Estava preocupado sobre a guitarra ficar demasiado limpa, mas não foi o caso. Não existem lascas, mas sentes a madeira, sentes a textura. Quase como as ondas de um vinil», detalha o frontman dos Metallica.
Nos pickups estão, naturalmente, os EMG JH. Estas unidades, apresentadas em 2011, foram desenvolvidos sob indicações do guitarrista, depois deste ter contactado Rob Turner [presidente da EMG], com o objectivo de conseguir a clareza e o “punch” dum sistema passivo, com a força eléctrica dum sistema activo. Com cobertura em níquel negro e componentes Solderless Installation System da EMG, o set JH é composto pelo JH-N [neck] e JH-B [bridge] e ambos tomaram como base os pickups que James tem usado durante os últimos 30 anos [o conjunto EMG 81-60, como é sabido], contudo com as novas especificações. O JH-N possui pólos de cerâmica individuais e bobinas com um núcleo mais largo e é também mais elevado que o EMG 60 – o que permite mais ataque, maior output e graves mais carregados. O JH-B usa o mesmo tipo de núcleo que o 81, mas com pólos de aço ao contrário do 81 que usa barras magnéticas. O que permite o reconhecido e bem espesso ataque do 81, mas com menos inductância, de forma a permitir graves com maior clareza.
Quanto à “Carl”, a guitarra foi apresentada em 2018, por ocasião da reedição de “The $5.98 EP – Garage Days Re-Revisited”. Hetfield apresentou-a ao canal oficial dos Metallica.
Um pensamento sobre “James Hetfield & Ken Lawrence, A Guitarra de “Garage Days””