No livro “Messengers: The Guitars of James Hetfield”, o frontman dos Metallica revela a sua soberba colecção de guitarras e conta a história e significado de cada uma delas na sua vida e na sua carreira. Ao longo de 400 páginas, há ainda espaço para os principais amps (e restante gear) usados por Papa Het nas quatro décadas em que liderou os titãs do heavy metal.
Desde a Electra OGV, que definiu o seu estilo, som e atitude, até às míticas guitarras MX, a primeira de uma série de colaborações icónicas com a ESP, e desde a sua assinatura Snakebyte até aos seus ambiciosos projectos com o luthier de renome Ken Lawrence, James Hetfield partilha os elementos emocionais e técnicos das ferramentas que moldaram o seu percurso musical singular, incluindo instrumentos exóticos, Gibsons vintage e peças únicas personalizadas.
Neste livro, o frontman dos Metallica também revela muitos segredos de estúdio, incluindo os principais amplificadores e equipamentos que esculpem o seu perfil e criam o seu som. Cada guitarra apresentada é acompanhada por retratos exuberantes (com qualidade de museu) do aclamado fotógrafo Scott Williamson, exibindo pormenores de minúcia que só se podem ver quando se tem a guitarra nas mãos, e pela reminiscência profundamente pessoal de Hetfield.
Abrangendo mais de quarenta guitarras, que vão desde as originais guerreiras de estrada com cicatrizes de batalha até às fiéis guerreiras de estúdio e às favoritas das digressões, “Messengers: The Guitars of James Hetfield” é um livro meticulosamente trabalhado e uma janela hipnotizante para a mente e a alma de um dos maiores músicos do rock pesado. Estas guitarras de valor inestimável forjaram mais de quatro décadas de história da música.
«Fotografias pormenorizadas revelam todas as marcas, arranhões e personalizações desta fascinante colecção, enquanto James Hetfield fornece uma explicação divertida e precisa dos méritos e manhas de cada guitarra. Ao longo do caminho, regala os leitores com anedotas acumuladas ao longo dos últimos quarenta e dois anos… Cada Flying V, Explorer e Les Paul da colecção de Hetfield é uma mensageira do heavy metal e conta também as histórias sedutoras por detrás dos riffs», diz o Library Journal sobre “Messengers: The Guitars of James Hetfield”.

«Desde escrever os influentes álbuns Kill ‘Em All e Ride the Lightning na sua OGV branca original, até reflectir resolutamente sobre o seu angustiante acidente pirotécnico em Montreal, que deixou marcas das mãos queimadas na sua double-neck, James Hetfield dá-nos uma crónica magistral de mais de quarenta guitarras diferentes e respectivos equipamentos dos quarenta anos de história dos Metallica e de todas as memórias, percalços e excentricidades que lhes estão associadas. O resultado final, para o dizer de forma simples, é muito rock», diz a Entertainment Weekly por seu turno.
O livro “Messengers: The Guitars of James Hetfield” tem edição no dia 23 de Novembro (algumas cópias para fãs dos Metallica começaram a ser enviadas a 17 de Outubro) e tem 400 páginas. Há três edições diferentes e podem fazer a encomenda no website dos Metallica ou, por exemplo, na Amazon.



