Mesa/Boogie, California Tweed 6V6 2:20

A Mesa/Boogie anunciou uma expansão da gama California Tweed através de três modelos. O California Tweed 6V6 2:20 Combo, em versão 1×12 e 1×10, e o compacto 2.20 Head são o primeiro conjunto de amplificadores de guitarra criados desde que a marca foi adquirida pela Gibson.

Concebida para ser extra-portátil e não rebentar com o orçamento do músico, a nova gama é essencialmente uma versão mais compacta e controlável do single channel California Tweed 4:40 6V6, que foi lançado em 2019. Como o seu nome sugere, os amplificadores apresentam o mesmo design de base tweed e são alimentados por duas válvulas 6V6, além de cinco válvulas 12AX7 e uma 12AT7 no pré-amplificador. Cada amp é atinge os 20 watts, mas pode ser operado a três níveis de potência (20 watts, 10 watts, e 1 watt) graças ao Incremental Multi-Watt Power Amp (patente Mesa/Boogie) combinado com tecnologias de Duo-Classe e Dyna-Watt. Portanto, os utilizadores podem escolher entre três níveis de potência, duas classes de operação e três opções de circuito – todas acessíveis através de um único switch rotativo, de três vias. Aqui estão as opções: 20 Watts – 2x6V6 Classe A/B Pentode – Polarização Fixa; 10 Watts – 2x6V6 Triodo Classe A/B – Polarização fixa; e 1 Watt – 1x6V6 Pentode, Classe A de um só extremo – Polarização do cátodo B.

Um rápido vislumbre do painel frontal dos California Tweed 2:20 revela a simplicidade de um modelo single channel. Existem as entradas Normal e Low, bem como controlos de gain, os EQs (treble, midrange e bass), presence, reverbe e master volume. O reverb incluído é uma unidade de mola, completo com um jack de comutação de reverb externo em cada unidade. O footswitch de reverb e o cabo, no entanto, são vendidos separadamente. Já no painel posterior, os amplificadores apresentam um FX loop sequencial, totalmente tamponado e valvulado. Todas as três configurações do California Tweed 6V6 2:20 estão equipadas com altifalantes Jensen Blackbird 40 Alnico.

Estes são os primeiros amps para guitarra eléctrica, depois dos novos Subway para baixo, que a Mesa/Boogie criou após ter sido adquirida pela Gibson, no início de 2021. JC Curleigh, Presidente e CEO da Gibson, na altura, referiu-se à fusão: «Na Gibson, procuramos estar à altura do nosso passado marcante e inclinamo-nos para um futuro inovador, numa busca que foi iniciada há mais de 100 anos, com o nosso fundador Orville Gibson. Hoje, essa busca prossegue com a junção da Mesa/Boogie à família Gibson Brands, incluindo a liderança visionária da Randy Smith e da sua equipa que, nos últimos 50 anos, tem criado uma marca icónica e inovadora que resistiu ao teste do tempo. É uma parceria perfeita, baseada nas nossas experiências profissionais colectivas e numa paixão por som».

No mesmo press release surgia também um testemunho de Randall Smith. O engenheiro fundou a Mesa/Boogie na sua própria oficina, começando por modificar amplificadores Fender e lentamente estabelecendo a sua tremenda reputação como um dos pionieros no universou dos amps boutique. Nos anos 70, a Mesa/Boogie já surgia em vários rigs ilustres e nos 80 já tinha uma reputação extraordinária, para a qual foram decisivos os amps Rectifier. Sobre a fusão com a Gibson, Smith disse: «Conto 75 anos e ainda trabalho todos os dias. Esta é a minha arte e muita da nossa equipa trabalha junta há uns 30 ou 40 anos. Na forma como vimos o JC e o Cesar [Gueikian] transformar a Gibson, reconhecemos almas gémeas com valores comuns e uma intransigente dedicação à qualidade».

De volta aos novos California Tweed 6V6 2:20, se são fãs de sons vintage, podem encomendar os amplificadores no website da Mesa/Boogie. No vídeo seguinte podem ouvi-los em acção.

Leave a Reply